Três vezes cestinha: como James Harden 'voltou aos velhos tempos' para liderar os Sixers nos playoffs da NBA

Três vezes cestinha: como James Harden 'voltou aos velhos tempos' para liderar os Sixers nos playoffs da NBA

Autor de 45 pontos no jogo 1 da semifinal da Conferência Leste, contra os Celtics, armador perdeu peso assumiu papel de referência técnica

Porto Velho, RO - Os 50 pontos de Stephen Curry, recorde absoluto em jogos 7, no último domingo, ainda estavam na memória dos torcedores que acompanham os playoffs da NBA quando mais um veterano da liga deu show. 

Na semifinal da Conferência Leste, James Harden, do Philadelphia Sixers, marcou 45 na vitória por 119 a 115 sobre o Boston Celtics, na segunda-feira, em pleno TD Garden, com direito a cesta de três decisiva nos últimos segundos de jogo no seu melhor estilo, no um contra um.

O armador de 33 anos assumiu o papel de referência técnica da equipe com a lesão do pivô Joel Embiid — eleito MVP na terça-feira —, que ficou de fora da partida com dores no joelho direito — ele já não tinha disputado o jogo 4 da série anterior — e não decepcionou. Além dos 45 pontos, Harden ainda entregou 6 assistências.

Ele volta às quadras nesta quarta, às 21h, novamente fora de casa, para o jogo 2. Provavelmente, assumindo novamente esse papel, já que Embiid segue listado como dúvida pela franquia. O serviço de streaming Prime Video transmite.

Harden foi o sexto jogador na história dos playoffs a fazer 45 pontos ou mais batendo menos de cinco lances livres (foram quatro), um grupo que tem estrelas como Kawhi Leonard, Steve Nash, Allen Inverson, Vince Carter e Michael Jordan.

Estar ao lado de grandes jogadores não é algo estranho na carreira do “Barba”, que foi um dos principais nomes da liga entre 2018 e 2020, um triênio em que foi cestinha três vezes, seguidamente, atuando pelo Houston Rockets. Na primeira delas, na temporada regular de 2017/18, terminou eleito MVP (melhor jogador).

— Eu não sentia que estava na zona (momento de alta concentração e rendimento) há muito tempo. Sendo agressivo assim, arremessando e fazendo o que queria em quadra. Foi muito bom. Sou capaz de fazer isso, me senti bem arremessando, dando a nós uma chance — explicou ele após a performance de segunda.

Esperança de título inédito

Brigar pela vaga vale muito para Harden, que nunca conquistou um título da NBA. Quando estava nos Rockets, foi duas vezes à final da Conferência Oeste, em 2015 e 2018 (antes, tinha disputado outras duas finais do Oeste pelo Oklahoma City Thunder). Mas sofreu nas mãos do Golden State Warriors de Curry e companhia, que levou a vaga na decisão nas duas oportunidades. Em 2021, trocou os Rockets pelo Brooklyn Nets e formou um supertime (no papel) ao lado de Kevin Durant e Kyrie Irving, mas que não engrenou.

Desde o início do ano passado na Filadélfia, ajudou a equipe a fazer a terceira melhor campanha do Leste com 21 pontos e 10,6 assistências por jogo, uma performance especial dada a dedicação do jogador em perder peso ainda na pré-temporada, como ele mesmo admitiu:

— No último ano não estava saudável o suficiente para trabalhar como estou acostumado. Esse verão foi incrível para mim nesse aspecto.

Agora, ele precisa derrubar os celtas, donos da segunda melhor campanha, para seguir à decisão da conferência.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem