Snowden homenageia David Miranda: 'Ameaçado de ser jogado em masmorra, ele nunca vacilou'

Snowden homenageia David Miranda: 'Ameaçado de ser jogado em masmorra, ele nunca vacilou'

Ex-analista da inteligência americana relembra 'coragem' de ex-parlamentar brasileiro morto nesta terça-feira durante escândalo de espionagem global

Porto Velho, RO - O ex-analista de sistemas da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) e da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos Edward Snowden prestou homenagens ao ex-deputado federal David Miranda, que morreu nesta terça-feira, aos 37 anos, por complicações de uma infecção gastrointestinal. 

O americano ressaltou a coragem do ex-parlamentar brasileiro após a revelação dos programas secretos de vigilância global de Washington, em 2013.

Jornalista de formação e estrategista de marketing, David Miranda esteve à frente da campanha pelo asilo ao ex-analista e também trabalhou ao lado do marido — o jornalista Glenn Greenwald — na divulgação de detalhes do escândalo de espionagem. As reportagens sobre o caso foram elaboradas a partir de documentos vazados da inteligência americana por Snowden.

O americano publicou nas redes sociais que a notícia da morte de David era de "partir o coração".

"De todos que participaram das revelações de 2013 sobre vigilância em massa global, meu querido amigo David Miranda foi talvez o mais justo e puro. Jamais esquecerei que, quando o Reino Unido quebrou suas próprias leis para deter David como um 'terrorista' por ousar ajudar um ato de jornalismo - e ameaçou jogá-lo em uma masmorra pelo resto de sua vida - ele nunca vacilou. Em vez disso, ele os desafiou a fazê-lo. Foi essa coragem que o libertou', destacou Snowden, na postagem.

Em agosto de 2013, durante a escala de um voo em Londres, na Inglaterra, Miranda chegou a ser detido pelo governo britânico por conta do trabalho junto a Glenn. Ele foi interrogado durante nove horas no Aeroporto de Heathrow sob a lei antiterrorismo do país. À época, as autoridades britânicas alegaram que o ex-político brasileiro estava envolvido com “terrorismo” quando foi detido tentando transportar documentos de Snowden, segundo a polícia e documentos de inteligência.

De acordo os médicos do ex-deputado, a causa da morte nesta terça-feira se deu em razão de uma pancreatite e infecção gastrointestinal que progrediu um quadro de septicemia. Ele havia sido internado em agosto de 2022 na UTI da Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, com fortes dores abdominais. David Miranda será velado na Câmara Municipal do Rio, nesta quarta-feira, dia em que completaria 38 anos.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem