​Seminário em Cacoal destaca a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama

​Seminário em Cacoal destaca a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama

Seminário em Cacoal destaca a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama

 

A noite de quinta-feira, dia 11 de maio, foi um momento importante para endossar o debate sobre o câncer de mama e compartilhar informações relevantes sobre o diagnóstico precoce da doença. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Cacoal realizou, na Câmara Municipal, o 1º Seminário sobre a Importância do Diagnóstico Precoce de Câncer de Mama e reuniu inúmeras mulheres e também acadêmicos que foram em busca de mais conhecimento.

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) foi convidada a participar deste momento e conseguiu contribuir com bastante informação e dados sobre a doença e o serviço oncológico oferecido em Cacoal. Entidade filantrópica e sem fins lucrativos, a ASSDACO é a responsável pela realização de campanhas de prevenção ao câncer em diversos municípios de Rondônia e também é a entidade gestora do São Daniel Comboni, um centro de saúde construído graças à solidariedade de toda a comunidade.

"Foi um momento bastante especial, onde a gente levantou a importância das pessoas se cuidarem, a importância de ter um serviço voltado ao câncer em Cacoal e a importância de fortalecer cada vez mais esse serviço, para que ele responda a todos os anseios da sociedade", destacou  a presidente da ASSDACO, Vera Travain Bianchini.

A assessora jurídica da Associação, Dra. Julinda da Silva, também participou do seminário e trouxe informações valiosas sobre as leis brasileiras que tratam dos direitos dos pacientes com câncer.

"Neste seminário conseguimos abordar desde os direitos sociais, como a previdência social, aposentadoria, auxílio doença, amparo social e isenções aos quais os pacientes tem direito e também abordamos as novas leis. Hoje temos o estatuto do paciente com câncer, um estatuto novo, promulgado em 2021 e agora, no mês de março, foi editada a lei que fala da cirurgia de reconstrução mamária, publicada em abril e que entra em vigor a partir de junho. Às mulheres que sofrerem mutilação total ou parcial de mama, decorrente de tratamento de câncer,  é garantido o direito à cirurgia plástica reconstrutiva no Sistema Único de Saúde (SUS)", ressaltou a assessora jurídica da ASSDACO.

Além dos membros da Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni, também estavam entre os palestrantes do Seminário o diretor do Centro Oncológico de Cacoal, José Pereira, a assistente social Jessica Lima, a psicóloga Valdinéia Benvenutti e a médica oncologista clínica, Dra. Márcia Aparecida da Silva, que enfatizou a importância dos exames preventivos, destacando os riscos de não considerá-los como uma prática primordial na prevenção do câncer de mama. A médica também mencionou o preocupante aumento dos casos da doença no país.

A iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Cacoal foi bastante elogiada por todos e novos seminários devem acontecer. "Nós, enquanto ASSDACO, ficamos muito felizes por iniciativas como esta, do Conselho Municipal da Mulher, que traz para o debate temas tão importantes. Foi um momento muito bacana, em que houve uma grande troca de conhecimento e experiências e nos colocamos como parceiros, para novos eventos e seminários", reforçou a presidente da ASSDACO, Vera Bianchini.

(Giliane Perin p/ ASSDACO)

 

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem