​Sebrae RO participa do lançamento do projeto de reflorestamento ReforesTerra

​Sebrae RO participa do lançamento do projeto de reflorestamento ReforesTerra

Sebrae RO participa do lançamento do projeto de reflorestamento ReforesTerra

 

A convite do vice-governador e secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico de Rondônia, Sérgio Gonçalves da Silva, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RO) esteve presente, na última sexta-feira (28), na apresentação do Projeto Agrupado ReforesTerra.

Conduzido pelo Centro de Estudos Rioterra, o ReforesTerra é um projeto de reflorestamento implantado na Bacia Hidrográfica do Baixo Rio Jamari e inclui os municípios de Alto Paraíso, Ariquemes, Candeias do Jamari, Cujubim, Itapuã d'Oeste, Monte Negro e Rio Crespo. O projeto busca a certificação VCS+CCB (Padrão de Carbono Verificado e Comunidade, Clima e Biodiversidade) para a geração de créditos de carbono.

"O Centro de Estudos Rioterra identificou as áreas desmatadas próxima aos rios, que são APPs (Áreas de Preservação Permanentes) e vão em busca das pessoas responsáveis por essas áreas e que tem a necessidade de fazer o reflorestamento. A Rioterra refaz, a custo zero, para que essas pessoas apenas cuidem dessas areas", explicou o diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Clébio Billany de Mattos.

O  reflorestamento proposto pelo projeto Agrupado ReforesTerra inclui o plantio das árvores e a manutenção do plantio por dois anos. Após esse período, o proprietário é responsável pelo cuidado da floresta, com o apoio técnico garantido pela Rioterra.

Segundo o presidente do Sebrae RO, Darci Agostinho Cerutti, o Governo de Rondônia promoveu o lançamento do ReforesTerra com o objetivo principal de ajudar a divulgar melhor o projeto, em todos os seus detalhes, disseminando a importância do reflorestamento em todas as regiões de Rondônia.

"O Centro Rioterra é uma entidade privada, mas que desenvolve projetos relevantes, que beneficiam o estado de Rondônia. Por isso o Governo do Estado está apoiando essa iniciativa e convidou o Sebrae para conhecer melhor esse projeto e apoiar também esta iniciativa. Muito mais do que benefícios ambientais, trata-se de um projeto que gera também benefícios econômicos e sociais ", reforça Darci Cerutti.

Conforme explica a Rioterra, através do reflorestamento de áreas degradadas em propriedades da agricultura familiar localizadas na região da sub-bacia do baixo rio Jamari, o projeto será pioneiro no pagamento por serviços ambientais e no apoio aos agricultores familiares para adequação ambiental de suas propriedades. O reflorestamento é feito através da preparação da terra e plantio de árvores nativas na densidade de 1.666 árvores por hectare (espaçamento de 2x3 m) e da regeneração natural assistida, com a preparação da terra e controle de espécies invasoras.

Também estiveram presentes no lançamento do projeto ReforesTerra, o diretor técnico do Sebrae RO, Alessandro Macedo, e o diretor administrativo-financeiro Eduardo Fumyari.

(Assessoria de Imprensa)

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem