Rússia ameaça ataque nuclear se ucranianos receberem armas de aliados

Rússia ameaça ataque nuclear se ucranianos receberem armas de aliados

Para Conselho de Segurança, Ocidente subestima esse risco

Porto Velho,. RO -
O vice-presidente do Conselho de Segurança russo, Dmitry Medvedev, alertou que a Rússia lançará um ataque nuclear preventivo na Ucrânia se o país receber armas dos aliados. Ele disse que o Ocidente está subestimando seriamente o risco de uma guerra nuclear e que, para já, as negociações entre Moscou e Kiev são impossíveis.

"Há leis inexoráveis na guerra. Se houver [o fornecimento à Ucrânia de] armas nucleares, um ataque preventivo terá de ser lançado", declarou Medvedev, citado nesta sexta-feira pela agência oficial russa TASS, durante uma visita ao Vietnã.

O vice-presidente, aliado próximo de Vladimir Putin, acrescentou que os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) estão expandindo os tipos de armas enviados para a Ucrânia e que o regime de Kiev provavelmente receberá caças (F-16) e armas nucleares.

"Mas isso significa que mísseis com cargas nucleares cairão" sobre os ucranianos, disse Medvedev, presidente da Rússia entre 2008 e 2012 e atual líder do Rússia Unida, o partido político ligado ao Kremlin.

"Os ocidentais não percebem isso e acreditam que não chegará a isso".A Rússia, que tem mais armas nucleares do que qualquer outro Estado, tem afirmado repetidamente que o Ocidente está envolvido numa guerra contra a Rússia por causa da Ucrânia, que pode se transformar num conflito muito maior.

No mesmo discurso, Dmitry Medvedev afirmou que as negociações com a Ucrânia são "impossíveis" enquanto Volodymyr Zelensky estiver no poder.

"Termina sempre tudo em negociações, e isso é inevitável, mas enquanto essas pessoas estiverem no poder, a situação para a Rússia não mudará com negociações", observou Medvedev, citado pela Reuters.

As declarações de Medvedev foram dadas após o presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, ter anunciado, nessa quinta-feira, o início da transferência de armas nucleares táticas russas para o seu território. O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, enfatizou que a transferência de armas nucleares táticas na Bielorrússia não significa que serão entregues ao país aliado.

"A Rússia não está entregando armas nucleares à Bielorrússia. O controle sobre essas armas e a decisão de usá-las permanece do lado russo", disse Shoigu.


Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem