​Parceria quer garantir mais qualidade e fortalecer a produção de chocolates em Rondônia

​Parceria quer garantir mais qualidade e fortalecer a produção de chocolates em Rondônia

Parceria quer garantir mais qualidade e fortalecer a produção de chocolates em Rondônia

Após articulação da Federação das Entidades Estaduais de Micro e Pequenas Empresas de Rondônia  (FEEMPI) e do Sindicato da Micro e Pequena Indústria (SIMPI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae RO) recebeu nesta semana, em Porto Velho, a visita do empresário belga Christian Leparde. O encontro teve como objetivo alinhar estratégias para fomentar a produção de chocolates em Rondônia, com base na experiência da Bélgica, um país reconhecido mundialmente pela a qualidade superior de seus chocolates.

"Por meio de uma Joint Venture, a gente acredita ser possível estabelecer parcerias, expandir negócios, efetuar novos contratos e ampliar recursos, alcançando um público de consumidores ainda maior para os negócios regionais", destacou Leonardo Heuler Calmon Sobral, conselheiro estadual do Sebrae e diretor presidente do SIMPI/ FEEMPI.

 Por meio desta parceria, a expectativa é oferecer uma série de cursos, principalmente voltados ao aprendizado em industrialização, contemplando todas as etapas de produção, do cacau ao chocolate.

"Nós temos tudo para agregar ainda mais valor ao chocolate rondoniense. A Bélgica produz os melhores chocolates sem ter nem um pé de cacau plantado, então imagina a gente produzir em Rondônia chocolates com a mesma qualidade e que agregam ainda a identidade amazônica, com atenção à sustentabilidade", reforça Leonardo Sobral.

Em Rondônia, o cacau se tornou uma excelente opção para os produtores rurais quando o assunto é reflorestar áreas desmatadas. Isso porque o reflorestamento deve ser feito com plantas nativas da região e o cacau é uma árvore nativa do estado e região.

"Essa parceria com os empresários belgas surge para que eles possam compartilhar o seu conhecimento. Em contrapartida, a gente oferece todo o apoio técnico e suporte para futuras negociações e celebração de contratos".

Hoje Rondônia conta com mais de 9 mil hectares plantados com cacau, o que garante uma produção de 6 mil toneladas da fruta por ano, em média. O estado ocupa o 4º lugar no país, na produção cacaueira, e faz parte dos planos do Sebrae, do Simpi e da Feempi ver Rondônia se tornar uma referência na produção de chocolates, com a abertura de diversas micro chocolaterias.

Ao final da reunião no Sebrae RO, o empresário belga se comprometeu a iniciar um levantamento junto aos produtores e empresas de seu país, assim que retornar à Bélgica. "Quero levar essa oportunidade de parceria aos empresários e companhias belgas. Pretendo manter nossas reuniões de maneira virtual e espero vir novamente a Rondônia em outubro, com ótimas novidades", garantiu Christian Leparde.

O encontro contou com a presença do superintendente Clébio Billiany de Mattos, do diretor técnico Alessandro Macedo, dos conselheiros Cícero Noronha e Kelly Naahamara Rodrigues Jorge e do gerente de unidade de atendimento e relacionamento com o cliente, Carlos Eduardo Sakagami.

"O Sebrae RO vai se preparar para que, na próxima vinda do Chistian ao Brasil, a gente consiga realizar uma reunião com as associações de municípios e associações de produtores de cacau, café e também outros produtos que possam interessar, dentro das demandas e propostas trazidas pelo Christian", ressaltou Alessandro Macedo, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.

(Assessoria de Imprensa)

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem