O que se sabe sobre o suposto ataque de drones ao Kremlin

O que se sabe sobre o suposto ataque de drones ao Kremlin

Imagens de vídeo que circulam nas redes sociais mostram o que parece ser uma explosão no telhado do Palácio do Senado, residência presidencial

A Rússia acusou a Ucrânia de enviar drones a uma residência do presidente Vladimir Putin no Kremlin, uma acusação negada por Kiev. Imagens de vídeo que circulam nas redes sociais mostram o que parece ser uma explosão no telhado em forma de cúpula de um prédio conhecido como Palácio do Senado, que abriga a residência presidencial.

Quem executou o ataque?

Moscou culpou Kiev por tentar assassinar Putin em um "ato terrorista planejado e um atentado contra a vida do presidente da Federação Russa".

No entanto, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky negou ser o responsável, dizendo: "Estamos lutando em nosso território, estamos defendendo nossas vilas e cidades". O porta-voz presidencial ucraniano, Mikhaylo Podolyak, sugeriu que Moscou é a culpada.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, também lançou dúvidas sobre a veracidade da versão russa, dizendo:

— Vou aceitar qualquer coisa que venha do Kremlin com um grão de sal.

O especialista em Europa Oriental, Sergej Sumlenny, disse acreditar que a Rússia é responsável. Ele cita como indicativos disso o fato do Kremlin ter fornecido uma confirmação rápida do incidente e que o vídeo que circulou nas redes veio de câmeras controladas pelo governo.

A Ucrânia pode ser responsável?

Embora o autor do ataque seja desconhecido, a Ucrânia tem capacidade técnica para executar ações de longa distância dentro da Rússia.

— Pode ser o drone ucraniano UJ-22, ou o Mugin-5 de fabricação chinesa, que aparentemente já foi usado pela Ucrânia antes —, disse Samuel Bendett, pesquisador de sistemas militares não tripulados.

Segundo ele, o modelo de drone PD-1 pode ser outra opção.

O UJ-22 "tem um longo alcance e pode chegar a Moscou", mas neste momento não está claro de onde eles poderiam ter sido lançados, disse Bendett, ressaltando que muito ainda é desconhecido sobre o caso. Dominika Kunertova, pesquisadora sênior do Centro de Estudos de Segurança do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), concorda com essa afirmação.

— Acho que é possível que a Ucrânia tenha desenvolvido um drone de longo alcance com o qual poderia chegar a Moscou. Estender a distância de ataque tem sido o principal objetivo da Ucrânia em relação à inovação de sistemas não tripulados —, disse Kunertova.

No entanto, ela acrescentou que "uma das principais vantagens estratégicas de usar um drone para esse fim é a capacidade de negar o seu uso". Assim, segundo Kunertova, quanto mais difícil for rastrear qualquer ataque até a Ucrânia, menor a chance de uma escalada no conflito.

Qual impacto terá o episódio?

Em termos de danos físicos, são muito poucos. A agência AFP viu algumas pessoas subindo pelas escadas externas até o telhado do Palácio do Senado, que parecia intacto.

As pessoas também circulavam pela área e a presença da polícia no local não foi reforçada. No entanto, um ataque no coração do governo russo pode ter um "forte impacto psicológico", disse Bendett. Além disso, levantaria questões sobre a capacidade da defesa aérea russa.

— Analistas russos sugeriram no ano passado que (a Rússia) provavelmente não pode proteger totalmente o país e que existem brechas que podem ser exploradas —, disse Bendett, apontando ainda que não está claro por que esse drone não foi interceptado antes de chegar a Moscou.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem