'Não vamos desaparecer': Sunak alerta Rússia sobre ajuda de longo prazo à Ucrânia e anuncia mais drones e mísseis

'Não vamos desaparecer': Sunak alerta Rússia sobre ajuda de longo prazo à Ucrânia e anuncia mais drones e mísseis

Primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, também admitiu "ter papel crucial" em uma possível coalizão para envio de aviões de combate a forças ucranianas

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, alertou a Rússia, nesta segunda-feira, que pretende manter apoio militar à Ucrânia “de longo prazo”, após o anúncio de novo envio de drones de ataque de longo alcance e mísseis antiaéreos britânicos.

— Não vamos desaparecer. Estamos aqui para o longo prazo, permanecemos firmes na vontade de defender a Ucrânia — afirmou Sunak, após conversas com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que chegou ao Reino Unido depois de um giro por países europeus, que o levou à Itália, Alemanha e França, no fim de semana.

Zelensky desembarcou na Inglaterra, no início da manhã, e se encontrou com Sunak na residência de campo do primeiro-ministro britânico, em Chequers, a 65 quilômetros de Londres. No Twitter, Rishi Sunak publicou uma foto do abraço entre os dois líderes na chegada, com a legenda: “bem-vindo de volta, Zelensky”. Na mesma rede social, o presidente ucraniano respondeu chamando Sunak de “meu amigo Rishi”.

No inicio da reunião, Zelensky agradeceu ao Reino Unido o apoio desde o início da invasão russa. Zelensky. Na saída, se disse confiante em alcançar um acordo para uma coalizão que possibilite o envio de aviões de combate à Ucrânia, por parte de aliados ocidentais:

— Queremos criar uma coalizão para (fornecimento de) aviões e sou muito otimista a esse respeito, falamos sobre isso e acredito que vai ocorrer logo — disse o presidente ucraniano, ao lado de Sunak, que afirmou que o Reino Unido está disposto a desempenhar um "papel crucial" na coalizão, mas admitiu ser uma questão complexa.

O governo britânico anunciou, nesta segunda-feira, a oferta de mais centenas de mísseis de defesa aérea e drones — incluindo modelos com alcance de mais de 200 quilômetros. A entrega está prevista para os próximos meses, durante a preparação ucraniana para uma esperada contraofensiva. 

O Reino Unido se tornou, na semana passada, o primeiro país ocidental a oferecer à Ucrânia mísseis de cruzeiro de longo alcance, os foguetes Storm Shadow (“sombra da tempestade”). Londres é um dos principais fornecedores de ajuda militar à Ucrânia, assim como os Estados Unidos e a Alemanha. 

Até agora, os britânicos adicionaram treinamento de voo de combate ao programa de ajuda, mas não incluíram aviões de combate no pacote. No fim de semana, a Alemanha anunciou sua maior doação à Ucrânia desde o início da guerra (no total de US$ 3 bilhões, aproximadamente R$ 14.5 bilhões).

Em resposta ao anúncio britânico, o Kremlin declarou, nesta segunda-feira, que o novo envio de armas não terá grande impacto, mas causará “ainda mais destruição”. Moscou afirmou ter interceptado, nas últimas 24 horas, um míssil de longo alcance Storm Shadow, que foi prometido pelo Reino Unido à Ucrânia, na semana passada. No sábado, a Rússia acusou as forças ucranianas de usarem esse tipo de armamento contra alvos civis. (Com AFP)


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem