Erdogan emerge como favorito no segundo turno na Turquia

Erdogan emerge como favorito no segundo turno na Turquia

Oposição deve ter dificuldade para reverter cenário daqui a duas semanas, apesar de bom desempenho nos grandes centros urbanos

Porto Velho, RO -
Diante da expectativa de uma possível derrota para a oposição nas eleições presidenciais e parlamentares do domingo, Recep Tayyip Erdogan acabou saindo vitorioso, embora ainda não vencedor. Terá maioria no Parlamento, mas precisará disputar o segundo turno. É o favorito porque, com 49,5%, chegou bem perto da maioria necessária para vencer já no primeiro turno.

A oposição, certamente frustrada com o resultado, terá enorme dificuldade para reverter o cenário daqui a duas semanas no segundo turno. Erdogan teve 49,5% dos votos contra cerca de 45% de Kemal Kilicdaroglu (lê-se Kilitchidarolu), de uma coalizão multipartidária opositora ao atual regime. Caberá agora aos adversários do líder turco conseguir atrair os votos do terceiro colocado Sinan Ogan, de extrema direita.

Mesmo que Kilicdaroglu consiga a maioria dos votos de Ogan, talvez seja insuficiente. Precisará reverter alguns votos que foram para Erdogan ou elevar a mobilização de opositores no dia da votação.

Erdogan está no poder há mais de duas décadas. Seu governo se tornou uma espécie de autocracia. As eleições, no entanto, são relativamente livres no sentido do voto, segundo observadores internacionais. Mas o líder turco controla a mídia, restringe o espaço da oposição e pune críticos. Em um cenário similar a uma eleição francesa, talvez sua performance fosse pior diante da elevada inflação e sua caótica performance na questão dos terremotos de fevereiro.

Aos 75 anos, Kilicdaroglu é um político veterano, de perfil moderado com um discurso de "paz e amor". Muitos avaliam que não era o candidato ideal. Talvez um de seus dois vices tivessem um desempenho melhor. Um deles é Ekrem Imamoglu, perfeito de Istambul; o outro, Mansour Yavaş (lê-se Yavash), prefeito de Ancara. Ambos são jovens, carismáticos e com bom histórico na administração pública, além de terem derrotado Erdogan no passado.

Os três políticos integram o Partido Republicano do Povo (CHP, na sigla em turco), sigla centrista tradicionalmente laica fundada por Mustafa Kemal Ataturk, o pai da República turca, que completa 100 anos em 2023.

O consolo para os opositores foi a vitória nas três principais cidades. Kilicdaroglu venceu Erdogan em Istambul, Ancara e trucidou o líder turco em Izmir, antiga Smyrna, tradicional bastião liberal (progressista) da Turquia. Também venceu com facilidade nas áreas curdas no Leste do país e na Província de Hatay, a mais atingida pelo terremoto que matou mais de 50 mil. Todas as Províncias mediterrânea votaram na oposição.

Já Erdogan, um conservador islâmico de viés populista, foi o vencedor em quase todo o interior da Anatólia e nas Províncias do Mar Negro.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem