Crianças colombianas resgatadas na selva após queda de avião teriam sobrevivido 17 dias à base de frutas; vídeo

Crianças colombianas resgatadas na selva após queda de avião teriam sobrevivido 17 dias à base de frutas; vídeo

Indígenas têm 13, 9 e 4 anos, além de um bebê de 11 meses; avião caiu devido a uma falha mecânica; anúncio foi feito pelo presidente colombiano

Porto Velho, RO -
Após 17 dias vagando pela Amazônia colombiana, comendo frutas da selva e à mercê de animais selvagens, quatro crianças indígenas desaparecidas após um acidente de avião foram encontradas com vida nesta quarta-feira por equipes de resgate. O anúncio foi feito pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro em sua rede social.

São três crianças de 13, 9 e 4 anos e um bebê de 11 meses que estão desaparecidos desde 1º de maio, quando a aeronave em que viajavam caiu aparentemente devido a uma falha mecânica.

"Após árduos esforços de busca por nossas Forças Armadas, encontramos com vida as 4 crianças desaparecidas devido à queda do avião (...) Uma alegria para o país", disse o presidente Gustavo Petro no Twitter.

Lideradas pelos militares, as buscas terminaram com um saldo de três mortos, entre os quais o piloto e a mãe dos quatro irmãos da etnia Huitoto.

Mais de 100 militares com cães farejadores seguiram o rastro dos menores e caminharam pela selva entre os departamentos de Caquetá, onde o avião ficou com a frente destruída, e Guaviare, ambos no sul do país.

Petro não detalhou onde as crianças foram resgatadas ou quantos quilômetros conseguiram percorrer enquanto estavam perdidas. Os soldados encontraram um "abrigo improvisado feito de paus e galhos", então suspeitaram que houvesse pelo menos um sobrevivente.

Algumas tesouras, laços de cabelo, sapatos, roupas e uma garrafa localizada no meio dos galhos da mata serviram de indicação para os policiais uniformizados.

Também encontraram "frutos picados da selva", disse à AFP Germán Camargo, diretor da Defesa Civil do departamento de Meta, de onde procedeu o resgate e extração dos corpos do piloto e de dois passageiros que estavam localizados no departamento de Caquetá .

Por terra e por ar

Árvores gigantescas de até 40 metros, animais silvestres e chuva forte dificultaram as buscas. A Força Aérea juntou-se à chamada "Operação Esperança" com três helicópteros que sobrevoaram a densa selva durante dias.

Um deles carregava um alto-falante "capaz de cobrir uma área de cerca de 1.500 metros" com uma mensagem gravada pela avó das crianças. Na língua Huitoto, a mulher disse aos netos que estavam procurando por eles e pediu que não continuassem avançando pela selva.

As autoridades não informaram os motivos da fuga da família indígena. Segundo a imprensa local, o sétimo passageiro era um líder daquela comunidade. Nessa região de difícil acesso fluvial e sem rodovias, os habitantes costumam viajar em voos particulares.

Segundo a Organização Indígena da Colômbia (ONIC), os Huitotos vivem em "harmonia" com as condições hostis da Amazônia e preservam tradições como a caça, a pesca e a coleta de frutas silvestres.

O piloto relatou problemas com o motor da aeronave minutos antes do acidente, segundo o órgão oficial de resposta a desastres.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem