Almoxarifado da Semusa começa utilizar sistema informatizado para comunicação com unidades

Almoxarifado da Semusa começa utilizar sistema informatizado para comunicação com unidades

Unidades de pronto atendimento são as primeiras a trabalhar com a nova ferramenta

Porto Velho, RO
- Para melhorar o fluxo de trabalho e aprimorar o controle do estoque de materiais em seu almoxarifado central, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) iniciou a implantação de um sistema informatizado que será interligado às unidades da rede municipal de saúde.

Com a ferramenta, será possível acompanhar, em tempo real, o comportamento de consumo de cada unidade de saúde. Além disso, os pedidos de material também serão emitidos, pelas unidades, através do programa.

Para a diretora do Departamento de Almoxarifado e Patrimônio, Ádila de Souza Alexandre, o sistema vai acelerar o processo de trabalho, além de manter a padronização e transparência no estoque da Semusa.

“O almoxarifado central já trabalha com esse sistema, mas as unidades ainda não. Por isso, os pedidos de materiais são realizados através de e-mail, nossa equipe recebe e alimenta o sistema. Com a implantação do programa, as próprias unidades vão fazer o pedido dentro do sistema, o que vai acelerar o processo de recebimento e abastecimento”, esclarece a diretora.

Celeridade é importante, porém o ponto alto da ferramenta é o controle de materiais utilizados em cada unidade onde o sistema será implantado. Será possível monitorar o que, como e onde cada setor da unidade está utilizando o material, seja ele penso ou de expediente, por exemplo.

“São informações que melhoram nosso controle e trazem eficiência para a gestão, além de auxiliar no processo de compra. Hoje a gente se baseia no que as unidades nos repassam. Com o sistema implantado, a gente vai conseguir verificar o estoque de todas as unidades, e mais, saber como aquela unidade está utilizando os materiais e qual setor mais demandado, por exemplo”, explica Ádila.

A implantação do sistema será gradual, já começou, e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) serão as primeiras a trabalhar com a novidade. Por enquanto, a fase é de alimentação do estoque dentro do programa e treinamento das equipes.

Na Policlínica Ana Adelaide, a utilização da ferramenta é um processo aguardado. De acordo com a diretora Marta Cavalcante, será um facilitador do trabalho na unidade. “É importante, pois vem para termos maior controle do que tem de materiais para assistência e expediente. Principalmente do que é utilizado nos setores dentro de nossa unidade, servindo de parâmetros para solicitações de pedidos de materiais para o almoxarifado geral”.

Para o diretor da UPA Leste, Luciano Martins, a integração da ferramenta entre as unidades vai dinamizar o trabalho. “Essa instantaneidade vai tornar mais eficaz as informações de material por setor, facilitando quantificar a distribuição e utilização dos insumos dentro da unidade.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) acompanha todo esse trabalho de melhoria de controle e dispensação de material. Segundo Ádila, a instalação do programa está dentro do cronograma acordado. “Após as urgências e emergências nós iniciaremos a instalação do programa nas unidades básicas de saúde. Com isso, buscamos padronização, otimização e controle do serviço, com um banco de informação consistente, dando mais transparência tanto para a gestão quanto aos órgãos de controle”, declara a diretora.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem