Acordo de cessar-fogo no Sudão aumenta esperança de trégua

Acordo de cessar-fogo no Sudão aumenta esperança de trégua

Negociação foi mediada por sauditas e norte-americanos

Porto Velho, RO -
Combates esporádicos entre as partes em guerra no Sudão puderam ser ouvidos na capital Cartum neste domingo (21), disseram moradores, logo após acordo mediado por sauditas e norte-americanos para um cessar-fogo com duração de uma semana. Aumentam as esperanças de que o conflito, que já dura cinco semanas, finalmente tenha uma trégua.

O acordo, assinado pelo Exército sudanês e pelo seu adversário, as Forças de Apoio Rápido (RSF), após negociação na cidade saudita de Jeddah, deve entrar em vigor amanhã (22) à noite, com a ajuda de um mecanismo de monitoramento que tem financiamento internacional. Também permite a entrega de ajuda humanitária.

Repetidos anúncios de cessar-fogo, desde o início do conflito no dia 15 de abril, não conseguiram interromper os combates, mas o acordo de Jeddah marca a primeira vez que os lados assinaram uma trégua após as negociações.

Analistas dizem que não está claro se o chefe do Exército, Abdel Fattah al-Burhan, ou o comandante da RSF, Mohamed Hamdan Dagalo, conhecido como Hemedti, são capazes de botar o cessar-fogo em prática. Ambos indicaram anteriormente que estão buscando a vitória na guerra e nenhum deles viajou para Jeddah.

Desde o início da guerra, 1,1 milhão de pessoas fugiram de suas casas, se mudando para outras partes do Sudão ou para países vizinhos, criando uma crise humanitária que ameaça desestabilizar a região.


Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem