8 de janeiro: PF cumpre um mandado de prisão em 12ª fase da Operação Lesa Pátria

8 de janeiro: PF cumpre um mandado de prisão em 12ª fase da Operação Lesa Pátria

Agentes cumprem quatro mandados de busca e apreensão expedidos pelo STF

Porto Velho, RO -
Agentes da Polícia Federal cumprem um mandado de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão na 12ª fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada nesta terça-feira. O major da Polícia Militar do Distrito Federal Flávio Silvestre de Alencar, que comandou tropas no dia 8 de janeiro e já havia sido preso anteriormente, foi novamente detido.

Segundo a PF, o objetivo da ação é identificar pessoas que participaram, financiaram, se omitiram ou fomentaram os atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília, que culminaram na depredação das sedes dos Três Poderes. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido, de acordo com a PF.

Em 11 de maio, na 11ª fase da Operação Lesa Pátria, os alvos foram empresários, fazendeiros e pessoas com registro de CACs (colecionadores, atiradores e caçadores esportivos) investigados por financiar os atos golpistas a partir de três Estados — São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Eles teriam bancado viagens de ônibus a Brasília e a manutenção de acampamento golpistas montados na frente dos quarteis.

*** Correção: A PF informou, em um primeiro momento, que estavam sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem