William? Harry? Anne? George? Veja quem está na linha de sucessão do rei Charles III

William? Harry? Anne? George? Veja quem está na linha de sucessão do rei Charles III

Principal herdeiro ao trono, príncipe William é mais popular entre os britânicos do que seu pai

Porto Velho, RO - À frente da monarquia britânica desde a morte da rainha Elizabeth II em setembro passado, Charles III será oficialmente coroado rei em 6 de maio e seu primogênito, William, assumirá como o primeiro na linha de sucessão da realeza. 

Segundo pesquisa de março do instituto Yougov, a imagem do herdeiro ao trono é inclusive melhor avaliada que a de seu pai: 70% da população vê o príncipe de Gales positivamente contra 62% que enxergam o rei da mesma forma.

De acordo com as regras da monarquia, na sequência da linha de sucessão estão os filhos de William com Kate Middleton. Primeiro o mais velho, príncipe George, de 9 anos, sucedido por sua irmã, Charlotte, de 7 anos. Em seguida, aparece o caçula do casal, o príncipe Louis, de 4 anos.

O quinto na fila de sucessão é o príncipe Harry, filho caçula do rei Charles III com a princesa Diana. Apesar de ter abdicado de suas funções reais e se mudado para os Estados Unidos com sua esposa, Meghan Markle, ele não perde seu direito ao trono.

O rompimento com a Coroa, no entanto, fez com que Harry perdesse seus títulos reais, honrarias militares honorárias e o financiamento da monarquia, segundo o Palácio de Buckingham. 

Diante das últimas polêmicas do príncipe — que escreveu um livro e protagonizou um documentário com sua esposa com críticas à realeza —, especulou-se que ele poderia não comparecer à cerimônia de coroação de Charles, mas a sua presença foi confirmada. Ele comparecerá ao evento sem a companhia de Meghan e os filhos.

Os filhos de Harry com Meghan, Archie Harrison Mountbatten-Windsor, de 3 anos, e Lilibet Diana, de 1 ano, são o sexto e a sétima na linha de sucessão, respectivamente.

Em oitavo vem o príncipe Andrew, segundo filho homem da rainha Elizabeth II com o príncipe Philip, que também abdicou das funções reais após ter se envolvido no escândalo do bilionário Jeffrey Epstein. O empresário, considerado culpado por pedofilia, cometeu suicídio na cadeia enquanto aguardava julgamento por tráfico humano e abuso de menores.

Na época, o duque de York defendeu Epstein em entrevista à BBC, afirmando nunca ter visto seu amigo agir de maneira inadequada. Ele também negou as acusações de que teria estuprado uma das meninas traficadas pelo bilionário. Desde as controversas declarações, Andrew convive com o rechaço da opinião pública, sendo avaliado negativamente por 86% dos britânicos, segundo o Yougov. Ele afastou-se da realeza em 2019, mas assim como Harry continua tendo direito ao trono.

As duas filhas de Andrew com Sarah Ferguson, com quem esteve casado entre 1986 e 1996, também integram a linha de sucessão. As princesas Beatrice, nascida em 1988, e Eugenie, em 1990, ocupam, respectivamente, o nono e décimo lugar na fila do trono.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem