​​Unidas Venceremos - ASSDACO proporciona dia de lazer para pacientes oncológicas no Cacoal Selva Park

​​Unidas Venceremos - ASSDACO proporciona dia de lazer para pacientes oncológicas no Cacoal Selva Park

Unidas Venceremos - ASSDACO proporciona dia de lazer para pacientes oncológicas no Cacoal Selva Park

Sibele, Rozangela e Durcelei, administradoras do Grupo Unidas Venceremos, junto com a coordenadora geral da ASSDACO, Aparecida Miranda (Cidinha)

Pedagoga e assistente social, Durcelei Aparecida Fernandes é paciente oncológica desde 2018, quando foi diagnosticada com câncer de mama metastático. Desde então, ela, que é moradora de Cacoal,  luta contra a doença.

"É uma forma de câncer de mama que se espalhou para outras partes do corpo, como os ossos e os pulmões. Isso significa que as células cancerígenas se deslocaram da mama, através do sistema linfático ou do sangue, e se estabeleceram em outras partes do corpo, onde começaram a crescer e se multiplicar. É tratável, mas ainda não é curável. Meu tratamento  visa cuidados paliativos para melhorar minha qualidade de vida e me ajudar a gerenciar os sintomas e os efeitos colaterais que possa ter", explica.

Aos 47 anos, Durcelei encontrou na Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), uma grande parceira nesta luta.  " A ASSDACO entrou na minha vida bem antes do meu diagnóstico, mas em 2014, com a minha mãe descobrindo um câncer. Felizmente ela pôde ser tratada no Hospital São Daniel Comboni, mas infelizmente ela veio a falecer em 2019. Tenho muita gratidão pelo atendimento que recebemos nessa instituição", conta.


 
Dia de Lazer e confraternização contou com diversas atividades

Desde que descobriu o seu câncer de mama, Durcelei também é atendida no São Daniel Comboni e aos longos dos anos foi conhecendo outras mulheres que lutam contra a doença. Em 2018, ela e algumas pacientes do Comboni foram convidadas para participar de um evento na cidade de Ji-Paraná e lá, para não perderem contato, criaram um grupo de WhatsApp. Assim surgiu o Grupo Unidas Venceremos, que hoje reúne 108 mulheres.

"Nos identificamos umas com as outras e não queríamos perder contato, então criamos um grupo para conversar. Depois disso, o grupo não parou de crescer e foi além das conversas no celular. Passamos aos encontros presenciais e as conversas se transformaram também em projetos. Hoje somos 108 participantes, mas esse número varia com as despedidas que, às vezes, acontecem", emociona-se Durcelei.

O Grupo Unidas Venceremos tem o objetivo de acolher e apoiar as mulheres pacientes oncológicas, oferecendo e compartilhando experiências e informações. "Mas também primamos por acolher as mulheres que recebem um diagnóstico muito difícil, de forma a ouvir com empatia, compreensão e respeito, sem julgamentos ou preconceitos, buscando entender as suas necessidades, emoções e experiências. Nos tornamos amigas", enfatiza.

Tanto para Durcelei, como para tantas outras mulheres que são diagnosticadas com câncer, a ASSDACO tem sido uma parceira sempre presente. "A ASSDACO cumpre um importante papel junto à sociedade por trabalhar para garantir o atendimento oncológico de qualidade em nossa região. Por ser uma entidade sem fins lucrativos, acreditamos que a ASSDACO deveria receber maior apoio de nossos representantes políticos e também da comunidade, de uma forma geral. Todos poderiam buscar entender melhor o seu funcionamento e, quem sabe assim, estar mais presente nas campanhas realizadas pela instituição".

No último final de semana, a Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni buscou uma forma de retribuir todo o carinho que recebe diariamente do Grupo Unidas Venceremos. Em parceria com o Cacoal Selva Park, foi oferecido um dia de lazer e descontração para essas guerreiras.


Hoje o Grupo Unidas Venceremos reúne 108 pacientes oncológicas


"Desde dezembro de 2022 estávamos esperando por esse momento, ansiosas quando a dona Vera Bianchini manifestou o desejo de organizar um encontro com as integrantes do grupo Unidas Venceremos no Cacoal Selva Park. Desde de então, esperávamos uma data oportuna, pois pacientes oncológicas tem uma agenda de tratamento, algumas com restrições a tomar sol, enfim.  Entre um imprevisto e outro, no dia 21 de abril, vinte mulheres se reuniram para um dia de lazer, sem se preocupar com resultados de exames ou falar sobre tratamentos", celebra Durcelei.

Presidente da ASSDACO, Vera Travain Bianchini é também proprietária do Cacoal Selva Park, ao lado do esposo Nério Bianchini. "Não tem como a gente não se envolver com a história e a luta dessas mulheres. O câncer fragiliza bastante, tanto física, como emocionalmente e a ASSDACO quer ampliar a sua atuação focando também a saúde mental dos pacientes oncológicos. Então este foi um momento de parceria entre a ASSDACO e o Cacoal Selva Park para propiciar um momento de lazer e alegria para este grupo de mulheres", destaca Vera Travain Bianchini.

 

Presidente Vera garante que a ASSDACO tem compromisso com a saúde física e mental dos pacientes oncológicos

O dia 21 de abril de 2023 foi bastante celebrado por essas mulheres. "Essa iniciativa, de oferecer um momento de diversão, é um presente incrível, que deixou a todas encantadas, felizes e leves. Em nosso grupo, mais do que palestras sobre o câncer, buscamos enfatizar a importância da saúde mental, pois esta pode ser tão importante quanto a saúde física. A doença, muitas vezes, é exaustiva, e cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo", ressalta Durcelei.

Para o Grupo Unidas Venceremos, um dia de diversão não apenas bem-vindo, mas é necessário quando se trata de manter uma mente saudável. "Neste dia, no Cacoal Selva Park, fomos recebidas pela dona Aparecida Miranda (Cidinha), representando a dona Vera Bianchini, com calorosas boas-vindas. O encontro contou com momento de oração, em que agradecemos a Deus por cada minuto de nossas vidas. Fizemos uma partilha, em que cada uma contribuiu com um saboroso prato. E como não pode faltar, fizemos sorteios de brindes do comércio local, além das nossas animadas brincadeiras e conversas", resume Durcelei Aparecida Fernandes.

(Giliane Perin)

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem