Prefeitura promove programa de formação para qualificação profissional na saúde

Prefeitura promove programa de formação para qualificação profissional na saúde

PET-Saúde tem como foco formar acadêmicos para exercer a profissão com excelência

Porto Velho, RO -
A prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir), promove o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) com o objetivo de formar acadêmicos da área para atuarem com excelência no ramo da profissão.

O programa é coordenado pela Divisão Gestora de Educação Permanente (DGEP) da Semusa, e pelo Núcleo de Saúde (Nusau) da Unir, e conta com a participação de 24 alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Educação Física, além de seis preceptores e seis tutores, que são os responsáveis pelos estudantes durante o desenvolvimento das atividades no DGEP, na rede de atenção básica, no Departamento de Atenção Básica (DAB) e no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD).

O projeto de nível nacional foi iniciado em julho de 2022 e tem duração de 12 meses. Em Porto Velho, o programa é voltado para a saúde mental desenvolvendo ações diretamente no exercício da profissão. Os acadêmicos atuam em atividades como: atendimentos de enfermagem, psicologia e medicina, participam de ações de educação permanente com as equipes de saúde, além de planejamento de apoio às demandas das unidades de saúde.

O responsável técnico pelo Eixo de Ensino e Pesquisa do DGEP, enfermeiro Marcuce Antônio Miranda, explica que o programa traz uma série de benefícios para os futuros profissionais da saúde e ressalta a importância de realizar atividades com foco em aperfeiçoar os serviços da rede de saúde municipal.

Enfermeiro Marcuce Antônio Miranda é responsável pelo Eixo de Ensino e Pesquisa do DGEP

“O foco é formar os acadêmicos para melhor atender as demandas da rede de saúde do município. A importância do projeto se dá pelo grande poder de qualificação dos nossos futuros profissionais, uma vez que após a experiência com o programa, estarão mais aptos a trabalhar”, afirma Marcuce.

Para a aluna do sexto período de medicina, Bárbara Cavalheiro, estar em contato direto com a área e trocar experiências diferentes é muito importante para sua vida profissional. “O PET tem sido uma escola a parte pra mim. 

Com o programa aprendi a olhar não só pra doença do paciente ou sua condição, mas ele como um todo, buscando perceber, inclusive, suas questões psicológicas e saber ter uma boa relação com o paciente. Esse tipo de ação me dá a oportunidade de apreciar um momento único na minha carreira”, diz a estudante.

Matheus Barbosa Lima, do sexto período de Psicologia, detalha que os pacientes são analisados com o devido cuidado, para que a sequência nos atendimento seja de acordo com as necessidades de tratamento de cada um.

“No momento, estou tendo a oportunidade de atender minha primeira paciente e essa experiência tem sido fundamental para juntar a teoria com a prática. Poder estar em contato direto com a profissão, que futuramente irei exercer, é um processo que enriquece a formação, e realizar estes serviços em conjunto com outras áreas da saúde faz toda diferença. Por isso, sem dúvidas, o PET é uma excelente oportunidade”, afirma o aluno.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem