Prefeitura promove atividade de promoção à saúde bucal em Jaci-Paraná

Prefeitura promove atividade de promoção à saúde bucal em Jaci-Paraná

O trabalho foi realizado durante a 1ª edição do Sábado Solidário e contou com uma série de serviços da rede municipal de saúde

Porto Velho, RO
- Os moradores do distrito de Jaci-Paraná receberam a equipe da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para serviços de prevenção à saúde oral. O trabalho aconteceu durante a 1ª edição do Sábado Solidário e proporcionou atendimentos odontológicos para a população que vive no local.

Entre os procedimentos realizados estão ações como o selamento de cáries, orientação de escovação, teatro sobre a importância da higienização da cavidade bucal e das mãos, além de distribuição de panfletos sobre câncer bucal e instruções para gestantes sobre o acompanhamento odontológico durante a gravidez.

O trabalho foi coordenado por uma equipe formada por dentistas e técnica de higiene bucal. Durante as atividades, os profissionais de saúde avaliaram a necessidade de cada paciente, os procedimentos mais simples foram feitos no local e os complexos foram encaminhados para um especialista com agendamento prévio.

A gerente da Divisão de Saúde Bucal, Francielli Pasquim Tolotti, ressalta a importância das atividades de promoção à saúde oral de forma ampliada e com qualidade.

“Promover saúde bucal estimulando hábitos saudáveis e proporcionando o aumento do conhecimento à comunidade é o nosso principal objetivo. O Brasil é um dos poucos países no mundo que oferece esse cuidado gratuitamente, por isso, buscamos sempre disponibilizar serviços de qualidade da melhor forma possível, afinal a saúde começa pela boca”, afirma a gerente.

Sabrina Góes Machado da Silva e sua família foram um dos beneficiados com os serviços no dia. Sabrina conta que ela e os três filhos, Milena, Miguel e Micael estavam precisando dos atendimentos e com muito elogios destaca a ação.

Equipe busca promover saúde bucal estimulando hábitos saudáveis

“Com a correria do dia a dia a gente acaba deixando a saúde de lado, a ação chegou na hora certa e foi de extrema importância para mim e meus filhos, que estávamos necessitados dos cuidados. Fomos muito bem atendidos com muita atenção e carinho. Gostei demais do serviço, estão todos de parabéns, só tenho a agradecer”, afirma Sabrina.

ATENDIMENTO

A população de Porto Velho que precisa de atendimento odontológico pode buscar uma unidade básica mais próxima de sua residência. Entre os serviços disponibilizados estão: limpeza dental, restauração dental, remoção de tártaro, extração de dentes permanentes e dentes de leite, além de consultas de urgência em odontologia.

Inicialmente, os procedimentos são realizados diretamente nas unidades, para que assim os pacientes sejam encaminhados aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), que oferecem serviços complexos, inclusive a pacientes com necessidades especiais. 

Estão disponíveis os procedimentos nas áreas de endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento de gengivas e estruturas adjacentes) e cirurgia buco-maxilo-facial (exodontia de sisos e pequenas cirurgias). Para atendimentos de urgência e emergência, os serviços estão disponíveis na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona leste, que funciona 24 horas por dia.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem