Por que 'trabalho sujo' de Pedro Raul é tão importante quanto seus gols no Vasco

Por que 'trabalho sujo' de Pedro Raul é tão importante quanto seus gols no Vasco

Atacante fez seu primeiro no Brasileiro contra o Palmeiras, mas já vinha desempenhando papel essencial desde a primeira rodada

Porto Velho, RO -
O gol que abriu o placar no empate em 2 a 2 com o Palmeiras, domingo, pela segunda rodada do Brasileiro, foi o primeiro de Pedro Raul no campeonato com a camisa do Vasco. Premiou o desempenho de um atleta que vem, até aqui, fazendo um “trabalho sujo”, no bom sentido, pelo funcionamento da proposta de jogo do cruz-maltino.

O camisa 9 apareceu entre os zagueiros para completar cruzamento de Alex Teixeira no primeiro gol e voltou a brilhar no jogo aéreo ao aproveitar cruzamento de Lucas Piton e cabecear para boa defesa de Weverton, que terminou no gol de Gabriel Pec. Em ambas as jogadas, fez os movimentos naturais de um centroavante que busca o gol. 

Mas nos intervalos entre ver as redes balançando, Pedro Raul tem sido arma fundamental para incomodar a marcação adversária, abrir espaços e conectar contra-ataques em situações de saída de bola mais complicada para o time.

No Maracanã, quando o Palmeiras pressionava o Vasco por uma possível virada, já com o 2 a 2 no placar, a defesa tinha muita dificuldade em sair trocando passes diante da marcação alta do alviverde. A solução, muitas vezes, foi esticar bolas de forma mais direta para Pedro Raul, que já fora da área, tentava fazer o trabalho de pivô ou raspar de cabeça para encontrar os laterais e atacantes abertos nas alas, arma importante de contra-ataque da equipe. 

Pumita, Pec e Piton foram alguns dos que se beneficiaram ou dos rápidos toques na bola para se infiltrar em velocidade ou encontrar campo aberto.

As jogadas nem sempre são certeiras ou terminam em ataques perigosos, mas são importantes para manter a defesa adversária em movimento, ocupada, em partidas complicadas como a de domingo. O centroavante terminou o jogo com 38 toques na bola, número próximo, por exemplo, aos 42 de Andrey Santos, um dos que mais fica com a redonda nas partidas do Vasco, ou de Jair, outro organizador do meio, com 31. Léo e Robson, dupla de zaga frequentemente acionada na partida, terminou com 47 e 42, respectivamente.

A influência no jogo pode não ficar clara apenas nos números, mas lances capitais da vitória sobre o Atlético-MG, na primeira rodada, ilustrar bem a importância do centroavante para além dos gols.

No primeiro gol do Vasco, o centroavante tem seu marcador e "o protege" para que Andrey, que passa em suas costas, não seja atacado e complete a cobrança de Pec de cabeça para as redes.

No segundo gol, o camisa 9 aparece novamente em momento capital: atrai dois marcadores no arremesso atual, que brigam pelo alto e não ficam com a bola. Ela sobra para Piton (que aparece na imagem na meia lua) que encontrará Pec livre na mesma zona da grande área em que Pedro Raul deslocou a marcação.

O jogador de 1,91 tem média de 5,5 disputas ganhas por partida, sendo 3,5 pelo alto e 2 por baixo. São 38,5 toques na bola por partida e um passe-chave em dois jogos até aqui. No mapa de calor do Brasileiro, aparece mais fora da grande área, nas intermediárias, quase nas laterais, buscando ganhar disputas.

Pedro Raul tem oito gols e três assistências em 15 jogos em 2023, os melhores números de participações em jogadas de gols dentro do elenco do Vasco. As poucas vezes em que atacante aparece limpo de frente para o gol ou finaliza jogadas com contundência ainda incomodarão o torcedor, que espera do jogador um camisa 9 clássico e artilheiro. 

Os pênaltis, dificuldades neste início de temporada, também. Mas enquanto Pedro Raul não encontra esse ponto de equilíbrio com a massa vascaína, vem desempenhando um papel de eficiência primordial para o bom início de Brasileiro. Os 180 minutos que permaneceu em campo até aqui — mesmo em momentos em que o Vasco passava longe de ter o controle do jogo — são uma prova disso.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem