Coronel da Aeronáutica, ex-chefe da Rotam e candidata do PL: quem são os alvos da nova operação da PF sobre os atos golpistas

Coronel da Aeronáutica, ex-chefe da Rotam e candidata do PL: quem são os alvos da nova operação da PF sobre os atos golpistas

PF cumpre ao todo 16 mandados de prisão na décima fase da Operação Lesa Pátria

Porto Velho, RO -
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira uma nova fase da Operação Lesa Pátria, que visa identificar os responsáveis pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Ao todo, a PF cumpre 16 mandados de prisão em sete estados diferentes. Entre os alvos detidos hoje estão um tenente-coronel da reserva da Aeronáutica , um coronel da Polícia Militar de Goiás e uma professora que foi candidata do PL para a Assembleia Legislativa do Pará.

Preso no Rio de Janeiro, o tenente Euro Brasílico Vieira Magalhães Magalhães é suspeito de participar da invasão ao Congresso e convocar a população a uma "guerra civil".

Ele tem um canal no Youtube que mostra vídeos do que chamou de "tomada do Congresso" no dia 8. Em uma das imagens, os golpistas atiram fogos de artifício contra os policiais legislativos, enquanto o interlocutor grita "povo, farda, família e liberdade". As cenas foram gravadas de dentro do Salão Verde da Câmara - um dos locais que foram mais depredados pelos vândalos.

No dia seguinte aos ataques, em 9 de janeiro, Magalhães foi para a frente do quartel-general do Exército, onde o acampamento golpista estava sendo desmontado. Lá, ele fez um vídeo, dizendo que os militares haviam "traído" o povo brasileiro e que o país teria uma "guerra civil" para o "Brasil não ser comunista". Na ocasião, ele afirmou que só havia conseguido chegar ao local, porque era coronel da FAB.

— Vim aqui agora. Eu entrei porque sou coronel da FAB, mas é muito triste.

Ex-chefe da Rotam

Antes da operação da PF, o coronel da PM-GO Benito Franco foi preso em Goiânia. Ele já era alvo de um processo interno na corregedoria da corporação por ter gravado um vídeo, dizendo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tomaria posse, em dezembro de 2022.

Na gravação publicada nas suas redes sociais, ele declarou: — Eu, coronel Benito Franco, da Polícia Militar de Goiás, ex-comandante do batalhão de Rotam, falo com todas as letras: o ladrão (sic) não sobe a rampa.

Franco foi comandante do batalhão de Rondas Ostensivas Tática Metropolitana da PM-GO (Rotam) até agosto de 2021 e participou da caçada ao assassino Lázaro Barbosa, em junho de 2022. Em função da projeção que ganhou na operação, ele se candidatou a um cargo de deputado federal pelo PL no ano passado, mas não se elegeu.

Ex-candidata do PL

Outro político que foi alvo da operação de hoje foi a professora Claudebir Beatriz Campos. Ela foi candidata a deputada estadual pelo PL no Pará, mas não foi eleita. Ela foi detida em Marabá.

Lesa Pátria

De acordo com a PF, os alvos da operação são investigados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Desde o dia 20 de janeiro, operações têm sido realizadas todas as semanas pelo país com o objetivo de identificar as pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram a invasão e depredação dos prédios público em Brasília.

Segundo o último balanço da PF, até agora já foram cumpridos 13 mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão.

Confira os municípios onde as prisões foram efetuadas:

  • Goiânia (GO) - 2
  • Capinópolis (MG) - 1
  • Sete Lagoas (MG) - 1
  • Betim (MG) - 1
  • Monte Azul (MG) - 1
  • Montes Claros (MG) - 1
  • Juara (MT) - 2
  • Marabá (PA) - 1
  • Londrina (PR) - 1
  • Rio de Janeiro (RJ) - 1
  • Ourinhos (SP) - 1

Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem