China mobiliza de novo navios de guerra perto de Taiwan em retaliação a viagem de presidente aos EUA

China mobiliza de novo navios de guerra perto de Taiwan em retaliação a viagem de presidente aos EUA

 

Líder taiwanesa, Tsai Ing-wen, se encontrou com Kevin McCarthy, presidente da Câmara dos Deputados americana, em Los Angeles esta semana

A China enviou navios e aeronaves militares para perto de Taiwan pelo segundo dia consecutivo nesta sexta-feira, disseram as autoridades da ilha, cujo presidente irritou Pequim ao se reunir com o líder da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos.

Três navios de guerra navegaram nas águas perto da ilha autônoma e um avião de combate e um helicóptero antissubmarino entraram na zona de identificação de defesa aérea, segundo o Ministério da Defesa de Taiwan.

No dia anterior, Taiwan detectou três navios e um helicóptero perto de seu território. Na quarta-feira, o porta-aviões chinês Shandong passou pelo sudeste da ilha, horas antes do encontro entre a presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, e Kevin McCarthy em Los Angeles.

Tsai voltou para casa nesta sexta-feira depois de visitar a Guatemala e Belize, dois dos 13 países que mantêm relações com Taipei.

— Mostramos à comunidade internacional que Taiwan está mais unida ao lidar com pressões e ameaças — disse a presidente a repórteres. — Não vamos deixar de interagir com o mundo, apesar dos obstáculos.

Pequim alertou contra o encontro de Tsai com McCarthy, o segundo americano de mais alto escalão na linha de sucessão presidencial, e na quinta-feira disse que tomaria "medidas firmes e eficazes para salvaguardar a soberania nacional e a integridade territorial".

A China vê esta ilha autônoma e democrática como parte de seu território e defende a recuperação de seu controle, mesmo pela força, se necessário.

Pequim insistiu nesta sexta-feira que a ilha continua sendo uma "parte inseparável da China".

— O futuro de Taiwan depende da reunificação com a pátria — disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning.

Nos últimos anos, a China tentou isolar o território no cenário internacional e fica furiosa quando autoridades taiwanesas mantêm contatos com representantes de outros países. Em agosto, uma visita a Taipei de Nancy Pelosi, então líder da Câmara dos EUA, desencadeou exercícios militares sem precedentes do Exército chinês ao redor da ilha.

Em Pingtan, a ilha chinesa mais próxima de Taiwan, os jornalistas da AFP viram nesta sexta-feira como um navio militar e pelo menos três helicópteros também transitaram pelo estreito. Não ficou imediatamente claro, porém, se os movimentos eram uma intensificação do patrulhamento habitual de Pequim na área.

A China também impôs sanções contra o embaixador de fato de Taipei nos Estados Unidos, Hsiao Bi-khim, um instituto conservador americano e a Biblioteca Presidencial Ronald Reagan, que sediou a reunião. Taiwan condenou as sanções e acusou Pequim de tentar "eliminar ainda mais o espaço internacional de nosso país".


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem