Alpinista é morto após ataque de urso no nordeste da Itália

Alpinista é morto após ataque de urso no nordeste da Itália

Estima-se que existam entre 120 e 200 ursos em território italiano, principalmente no sudeste do país, e este é o primeiro incidente fatal registrado

Porto Velho, RO -
Um urso matou um jovem em uma trilha no nordeste da Itália nesta quarta-feira, um evento incomum no país, informaram as autoridades locais na sexta-feira.

Andrea Papi, de 26 anos, fazia uma corrida por uma área arborizada e montanhosa perto da cidade de Caldes, na região de Trentino, quando se deparou com o animal.

A família do jovem, preocupada por não o ver regressar, pediu ajuda aos socorristas, que encontraram o seu corpo na madrugada de quinta-feira em um barranco, com feridas profundas no pescoço, braços e estômago, algumas das quais claramente causadas por um animal carnívoro.

Andrea Papi estava "vivo no momento do ataque" e se defendeu com seus bastões de caminhada, disseram os investigadores, com base na autópsia.

A análise de DNA deve identificar o tipo de urso que matou o jovem.

Em março, um homem foi atacado por um urso não muito longe daquele local, abrindo o debate sobre o perigo desses animais, que são numerosos naquela região.

Graças ao projeto "Life Ursus", os ursos foram reintroduzidos na província autônoma de Trento entre 1996 e 2004. Em 2021, 69 espécimes foram registrados naquele território.

Vizinhos e especialistas pedem a identificação e o sacrifício desses bichos. Annamaria Procacci, da Associação Nacional de Proteção aos Animais (Enpa), denunciou a ausência de uma política preventiva para os ursos.

— O homem não é uma presa para o urso. Pelo contrário, o urso é um animal particularmente medroso que se mantém afastado dos humanos — explicou à AFP a ecologista, que lamentou a falta de esforços para "desencorajar o acesso a áreas onde há fêmeas de urso com filhotes".

A ONG ambientalista WWF considerou que o urso que matou o alpinista deveria ser eliminado.

"A remoção deste espécime reduz os riscos de outros incidentes semelhantes e melhora a aceitação da espécie pela população", disse aquela organização.

Estima-se que existam entre 120 e 200 ursos na Itália, principalmente em Trentino e Abruzzo (sudeste) e este é o primeiro incidente fatal registrado.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem