Prefeitura oferece atenção integral focada no crescimento, desenvolvimento e prevenção de doenças

Prefeitura oferece atenção integral focada no crescimento, desenvolvimento e prevenção de doenças

Semusa reforça aos pais que investir nos primeiros anos de vida das crianças é fundamental para a formação dos indivíduos

Porto Velho, RO -
A primeira infância é um período fundamental para o crescimento saudável da criança. Nessa fase, que se inicia na concepção e gestação e vai até os seis anos, os cuidados são essenciais para o desenvolvimento neurológico, cognitivo, psicomotor e emocional das crianças.

Neste dia 21 de março é comemorado o Dia Mundial da Infância e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) reforça aos pais e responsáveis que investir nos primeiros anos de vida das crianças é fundamental para a formação dos indivíduos.

Para esse cuidado, a Prefeitura de Porto Velho, através da Semusa, disponibiliza atenção integral focada no crescimento, desenvolvimento e prevenção de doenças desde a infância até a adolescência. A puericultura, subespecialidade da pediatria que acompanha o crescimento e desenvolvimento da criança, está disponível em todas as unidades de saúde da zona urbana e rural.

Através da puericultura é desenvolvido um calendário para as consultas de rotina que iniciam na primeira semana de vida da criança, depois no primeiro, segundo, quarto, sexto, nono e décimo segundo mês obrigatoriamente. A partir dos dois anos de idade, as consultas de rotina podem ser anuais, próximas ao mês de aniversário da criança.

Consultas médicas nos primeiros dias de vida são indispensáveis

A primeira consulta do recém-nascido é o momento para estimular e auxiliar a família nas dificuldades do aleitamento materno, além de outras orientações como vacinas, caderneta da criança.

“A criança deve ser avaliada até o 5° dia pós nascimento. Nessa consulta, os pais e responsáveis pelo recém-nascido são orientados sobre a importância da realização do teste do pezinho. Esse teste faz parte de um dos exames da Triagem Neonatal, no qual é possível detectar em tempo oportuno até doze patologias genéticas ou hereditárias que podem ser tratadas e evitadas possíveis sequelas”, explica a subgerente do Núcleo de Saúde da Criança, Rosimari Garcia.

A subgerente também orienta que cumprir o calendário de consultas é fundamental para o crescimento saudável da criança, pois a cada etapa é realizado um tipo de avaliação específico para a idade.

“A partir dos seis meses, por exemplo, quando é introduzida uma nova alimentação além do leite materno, a criança precisa iniciar a suplementação de vitamina A, que evita infecções e possível cegueira noturna por deficiência desta vitamina, e também ser suplementada com sulfato ferroso, para prevenir a anemia ferropriva”.

Rotina de vacinação precisa ser seguida durante a primeira infância

A rotina de vacinação também está inserida na puericultura e precisa ser rigorosamente cumprida. Nos primeiros anos de vida da criança há uma série de imunizantes que vão garantir o crescimento da criança livre de doenças.

A rede municipal de saúde disponibiliza atendimento em todas as unidades de saúde da zona urbana e rural. São oferecidas consultas médicas, odontológicas, exames laboratoriais, vacinas, vitaminas e minerais para prevenção de carências nutricionais.

Todas as unidades possuem profissionais habilitados para tratar crianças que apresentam gripe, feridas, dor abdominal, vômito e diarreia, febre, dor de cabeça, tosse, dor de dente, infecções, doença de pele, violências, dor de ouvido e garganta, falta de apetite, baixo peso, aumento de peso, dificuldade para respirar, entre outros.

Em casos de urgências e emergências com as crianças, os pais devem buscar apoio nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). São quatro em Porto Velho (UPA Sul, UPA Leste, Ana Adelaide e José Adelino), além da UPA em Jaci Paraná.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem