População comparece em grande número no primeiro dia da Conferência Municipal de Saúde

População comparece em grande número no primeiro dia da Conferência Municipal de Saúde

Discussões sobre a saúde pública municipal seguem hoje (31) durante todo o dia

Porto Velho, RO
- A população porto-velhense compareceu em grande número no primeiro dia da 10° Conferência Municipal de Saúde. A solenidade de abertura foi realizada na manhã desta quinta-feira (30) com a presença de autoridades, gestores da saúde e representantes das categorias profissionais. O evento segue até às 18h de hoje (31) com palestras, plenárias e eleição de delegados para a Conferência Estadual.

Realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (Semusa) e Conselho Municipal de Saúde, a Conferência Municipal de Saúde é realizada a cada quatro anos. O objetivo é avaliar a situação de saúde, a estrutura da rede de serviços e os processos de trabalho. A discussão, em conjunto com a sociedade, busca construir alternativas de melhorias, além de formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde.

Evento busca dar ouvidos à sociedade sobre as necessidades de cada comunidade

O prefeito Hildon Chaves participou da abertura do evento e apontou algumas dificuldades enfrentadas para administrar um município do tamanho de Porto Velho.

“Porto Velho é uma capital atípica devido a sua extensão territorial, comparado aos estados de Sergipe, Alagoas e aos países da Bélgica e Israel. A gente percorre trezentos, quatrocentos quilômetros transportando passageiros. Passamos horas numa ambulancha para socorrer um paciente do baixo madeira até a Capital. É desafiadora a gestão do SUS em qualquer lugar do Brasil, mas em Porto Velho nosso desafio é maior nas distâncias e nas dificuldades”.

A palestra de abertura foi ministrada pela secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini, que atua na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 1994. Ela reforçou a importância da participação de todos os segmentos na construção de um plano municipal de saúde forte e consistente.

O Coral de Libras reforça a importância da inclusão no sistema de atendimento

“Nós precisamos conversar sobre nossa região, ter propostas específicas com políticas diferenciadas. Este é um momento único, que acontece a cada quatro anos, onde podemos avaliar nossas ações de saúde e serviços, apresentando propostas efetivas e buscando fazer muito com pouco, pois infelizmente não há recursos para fazer tudo, mas fazemos muito bem com aquilo que temos”.

Representando o Ministério Público, a promotora de Justiça da saúde, Emilia Oye, falou do contentamento de ver a população comparecendo em peso no evento que busca soluções para as dificuldades do dia a dia. “Eu fico realmente emocionada em participar de eventos assim, pois é sinal de que há interesse na mudança e muitas boas ideias vão surgir dos debates”.

Representando toda a sociedade, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Denise Limeira, destacou que a Conferência é uma ato democrático e necessário para saber qual cidade queremos futuramente.

“Hoje estamos aqui numa oportunidade única, pois é oportunidade de visibilidade para aquelas pessoas que não são ouvidas, vistas ou faladas. A Conferência é onde a gente pode apresentar nossas demandas e reivindicações enquanto povo e população. É o ponto alto da nossa democracia”.

“Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia” é o tema norteador da 10° Conferência, que segue até o final da tarde desta quinta-feira (30) e segue durante toda a sexta-feira.

A banda da Polícia Militar abrilhantou a cerimônia

Outros quatro eixos temáticos serão trabalhados durante os dias do evento: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

PRÉ-CONFERÊNCIAS


Antes da Conferência Municipal de Saúde, foram realizadas 24 pré-conferências, eventos preparatórios realizados nos distritos, zona rural e nas quatro regiões de Porto Velho. O objetivo foi levantar as necessidades da população e apresentar as propostas durante a Conferência.

Nas pré-conferências, foram eleitos 109 delegados, sendo 77 dos distritos e 32 da Capital. Os delegados têm a missão de representar a população de sua localidade durante a Conferência.

Para o prefeito Hildon Chaves, essa grande participação da sociedade mostra a importância desse encontro. “Essa conferência é justamente para discutir pontos diferentes, convergindo para chegar a uma conclusão e para isso precisamos debater várias ideias diferentes. Quanto mais propostas melhor e mais rica será a conferência”.

PROGRAMAÇÃO

30 de março

14h - O Brasil que temos. O Brasil que queremosConferencista: Dr. Paulo Chaves Martins

15h - Garantia de Direitos das Populações Invisibilizadas como defesa do SUS e da DemocraciaConferencista: Karen Oliveira Diogo

15h15 - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidasConferencistas: Dr. Professor Rodrigo Tobias

31 de março

8h15 - Amanhã será outro dia para todos, todas e todesConferencistas: Professora Dra. Fabiana Manica e Professora Maria Inês Alves Fernandes

10h - Trabalhos em grupo por eixo temático

14h30 - Plenária Final

15h30 - Eleição de delegados para Conferência Estadual

16h30 - Homologação de delegados para Conferência Estadual

17h30 - Encerramento - Momento Cultural


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem