Botafogo enfrenta o Brasiliense e tenta evitar fracasso que termina com saídas de treinadores

Botafogo enfrenta o Brasiliense e tenta evitar fracasso que termina com saídas de treinadores

Retrospecto recente mostra que em três das últimas cinco temporadas comandantes alvinegros foram demitidos após insucessos na Copa do Brasil

Porto Velho, RO -
Tensão é a palavra que pode resumir a partida do Botafogo contra o Brasiliense, hoje, às 20h (transmissão do Amazon Prime), no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, pela segunda fase da Copa do Brasil. 

Diante do momento mais conturbado desde que chegou a General Severiano, Luís Castro sabe que uma eliminação poderá sacramentar a sua saída do clube. Nesta etapa da competição nacional, empate no tempo normal leva a decisão da vaga para a disputa por pênaltis. O retrospecto mostra que os treinadores alvinegros caíram após fracassos no torneio nacional.

Nas últimas cinco temporadas, o Botafogo demitiu três após derrotas na Copa do Brasil. Na corda bamba, Luís Castro não quer entrar na lista. A mais recente delas aconteceu em 2020, quando Bruno Lazaroni caiu após revés para o Cuiabá por 1 a 0 no jogo de ida das oitavas de final — o alvinegro foi eliminado no duelo no Mato Grosso. Ele ocupou o cargo por apenas 27 dias, mas permaneceu como auxiliar fixo.

O segundo nesta lista recente foi Zé Ricardo, em 2019, quando o Botafogo perdeu para o Juventude por 2 a 1, que culminou na eliminação do time alvinegro da Copa do Brasil. Ele estava no comando há oito meses.

Em 2018, Felipe Conceição perdeu o emprego após ser eliminado na semifinal da Taça Guanabara pelo Flamengo. 

Mas, o que de fato derrubou o treinador foi a queda na primeira fase da Copa do Brasil para a Aparecidense-GO, naquela mesma semana. Ele seguiu no cargo para o clássico como o “último suspiro”, mas de nada adiantou.

A pressão em cima de Luís Castro não é de agora. Na primeira fase da Copa do Brasil, o Botafogo eliminou o Sergipe com empate no último lance da partida, aos 54 minutos. 

No Campeonato Carioca, o alvinegro não avançou às semifinais e terá que conquistar o título da Taça Rio — enfrenta a Portuguesa na semifinal — para garantir vaga na Copa do Brasil de 2024 sem precisa “fazer conta” ao longo da temporada.

A boa notícia para o Botafogo é que a pressão dentro de campo na Copa do Brasil será dividida. Enquanto o alvinegro não conseguiu se classificar às semifinais do Campeonato Carioca, o Brasiliense venceu apenas três jogos no Estadual — após oito rodadas — e não tem sido dominante da forma que se via em anos anteriores. Inclusive, já trocou de treinador. Luis Carlos foi demitido para dar lugar a Roberto Cavalo.

Para o jogo na cidade capixaba, Luís Castro terá à disposição Marçal, Rafael e Tiquinho Soares. Por outro lado, Victor Sá, em tratamento, não viajou para Cariacica. O meia Eduardo, que teve lesão ainda em 2022, contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro, está relacionado, assim como o lateral-direito argentino Di Plácido.

Mesmo com o time numa fase ruim, a torcida alvinegra no Espírito Santo não abandonou os jogadores e Luís Castro. Muitos tiraram fotos com o treinador e pediram autógrafos. O mesmo em relação a jogadores, tietados na chegada ao hotel em Cariacica.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem