A vez das mulheres: clube de vinhos conta com 30% de consumidoras femininas

A vez das mulheres: clube de vinhos conta com 30% de consumidoras femininas

Paladar feminino elege o vinho como bebida preferida para encontro com amigas

Uma pesquisa da Wine Intelligence mostrou que as mulheres são responsáveis por 55% das compras de vinhos frequentes na Europa. A tendência também está presente no Brasil. Tomar vinho com amigas virou um ritual sagrado para mulheres que se reúnem para jantar ou em confrarias. Elas estão tão imbuídas nesse costume que tomaram a frente na decisão de compra e são fortes adeptas dos clubes de vinhos que entregam rótulos exclusivos. Um exemplo é o Clube Vinhos Nacionais, serviço por assinatura que conta com 30% de assinantes compostos por mulheres.

"Elas preferem exemplares complexos e refinados, que tenham uma bela embalagem e que contemplem um paladar diferenciado. Um dos preferidos é a uva Pinot Noir, por ter características leves e, ao mesmo tempo, frutadas e com sabor elegante", explica Leonardo Curra, sommelier e CEO da marca Vinhos Nacionais, que tem uma loja física e é o idealizador do primeiro clube de vinhos, exclusivamente brasileiros.

O grupo de amigas Le Vin au Féminin, que a empresária curitibana, Simone Sanderson, faz parte desde 2007, é um exemplo desse movimento. As oito integrantes conservam o ritual de se encontrarem regularmente para conversar sobre temas do dia a dia.

"Falamos sobre filhos, amigos, viagens, trabalho, tudo com uma boa taça de vinho. A ideia surgiu com a sugestão de uma das meninas que é casada com um especialista e tem uma adega, o que explica a preferência pelos vinhos. Uma vez até tentamos acrescentar cervejas, mas não combinou com nosso perfil. Tudo é tão rápido e atarefado no dia a dia, que esses encontros são uma forma de escape da rotina. E o vinho é um ótimo companheiro para compartilharmos e relaxarmos, com muitas risadas e amizade", relata Simone Sanderson.

O paladar feminino busca, em grande parte, os rótulos frutados delicados, que descem suave. "Estamos falando de vinhos para um público detalhista, exigente e com uma curiosidade aguçada", conta o sommelier, que destaca que alguns rótulos passam pelo processo de envelhecimento em carvalho durante 24 a 30 meses.

Os espumantes também continuam em alta junto a esse público. "Eles remetem ao feminino, o que traz uma identificação quase instantânea. Nestes casos, o brut e os rosés, são os mais procurados. Temos também no clube, sócias que buscam os rótulos mais encorpados e gastronômicos. O paladar feminino se diversificou muito nos últimos anos", pontua Curra. Presentes desde o lançamento do clube, em 2019, há participantes que assinam até mais de um dos quatro planos de envio disponíveis, a saber: Plantação, Brotação, Floração e Maturação.

Especialistas em vinhos

O Clube Vinhos Nacionais ainda conta com um curso específico sobre enologia, lançado no ano passado com a primeira turma integrada em sua maioria pelo público feminino, cerca de 60%. Em 2023, a próxima edição começará em 25 de abril.

"O curso online ao vivo 'Vinhos e Regiões do Brasil', que em cada mês envia quatro amostras para serem degustados em aula e apresenta uma vinícola de parte selecionada do país, nos animou muito por ter mulheres como grande parte dos alunos na primeira edição", comemora o empresário.

 

Sobre a loja Vinhos Nacionais: A Vinhos Nacionais é a maior loja exclusiva de vinhos brasileiros, e tem a frente a curadoria dos sommeliers Leonardo e César Curra. É especializada na seleção e venda de vinhos e conta com mais de 1800 rótulos. Opera por meio da loja física, em um amplo e elegante espaço, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, e também pela loja virtual. A marca tem o serviço Clube Vinhos Nacionais, com sócios que recebem mensalmente vinhos selecionados de acordo com os planos inspirados na vindima: Plantação, Brotação, Floração e Maturação. A Vinhos Nacionais é frequentemente indicada entre as cinco melhores lojas do Rio Grande do Sul e César Curra foi eleito Personalidade do Vinho 2021, pela Associação Brasileira de Sommeliers – Seção RS (ABS-RS). Confira mais informações em https://www.vinhosnacionais.com.br.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem