Reunião na SESAU/RO traz novo ânimo para a ASSDACO e fortalece serviço oncológico em Cacoal

Reunião na SESAU/RO traz novo ânimo para a ASSDACO e fortalece serviço oncológico em Cacoal

Reunião na SESAU/RO traz novo ânimo para a ASSDACO e fortalece serviço oncológico em Cacoal

 

Na última semana, dia 31, parte da equipe e diretoria da Associação Assistencial São Daniel Comboni (ASSDACO) esteve em Porto Velho para uma importante reunião com o secretário de Estado da Saúde, Jefferson Ribeiro da Rocha, e o secretário-adjunto Maxwendell Gomes Batista. A reunião foi agendada e acompanhada pelo deputado estadual Cirone Deiró.

Para a presidente da ASSDACO, Vera Travain Bianchini, a reunião foi extremamente positiva e garante novo fôlego a todos que lutam para a garantia do serviço de oncologia em Cacoal, atendendo pacientes da 2ª Macrorregião de Saúde do estado de Rondônia.

"Foi uma reunião histórica, que a gente entende que salvamos o serviço de oncologia em Cacoal. Os que comandam a secretaria tem uma  visão plural da saúde, descentralizando, tirando a saúde das ambulâncias e fortalecendo as regionais. Respeitaram muito a ASSDACO e acolheram os nossos projetos", destacou a presidente, que também fez questão de reforçar o comprometimento do deputado estadual Cirone Deiró.

"Graças a Deus vamos ter muito trabalho esse ano! Foi uma reunião extraordinária, acompanhada pelo deputado Cirone Deiró, que colocou como prioridade do mandato dele, na área de saúde, as propostas do Hospital São Daniel Comboni, como a construção do Centro de Diagnóstico. Cirone tem sido um grande parceiro", completa Vera Travain Bianchini.

A proposta para construção do Centro de Diagnóstico, conforme explicou a presidente da ASSDACO,  já teve o projeto de engenharia aprovado pela Agevisa e agora foi acolhido pela Secretaria Estadual de Saúde de Rondônia (Sesau) devido à sua relevância para o tratamento oncológico e prevenção do câncer. Conforme apresentada ao secretário Jefferson Rocha, a proposta para um novo Centro de Diagnóstico do Câncer em Rondônia prevê a oferta de exames aos pacientes oncológicos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em Cacoal.

Com isso, os quase 800 mil habitantes do interior do estado, que ocupam a chamada  Macrorregião de Saúde II, terão acesso a exames de última geração para o rastreio e diagnóstico precoce do câncer, como ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultrassom, endoscopia, colonoscopia, Raio-X e ainda exames laboratoriais de análises clínicas.

Outra conquista bastante comemorada por toda a equipe da Associação Assistencial São Daniel Comboni foi o aumento do aporte financeiro mensal para garantir a ampliação e melhoria na oferta do tratamento oncológico pelo SUS.

"Desta forma, conseguiremos dentre outros projetos, dar continuidade ao trabalho realizado na enfermaria oncológica, onde cuidamos da parte de manutenção predial, mobiliário, equipamentos e equipe multiprofissional que, sob a gestão da Sesau/RO oferecem todo suporte e apoio aos pacientes oncológicos que necessitam de internação. Será um trabalho conjunto! A ASSDACO buscou, fazer a sua tarefa de casa e fomos respeitados por este Governo. Com isso, quem ganha são os cidadãos que buscam por tratamento digno contra o câncer", finaliza Vera Travain.

Após a reunião em Porto Velho, ficou claro que o Governo de Rondônia manterá laços forte com a Associação que é composta por  pessoas físicas e também de entidades, como as Paróquias Sagrada Família e São Judas Tadeu, Lions Clube de Cacoal Capital do Café, OAB Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cacoal, Câmara de Dirigentes Lojistas de Cacoal – CDL, e as lojas maçônicas Gonçalves Ledo, Phoenix  e a Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (GLOMARON). O trabalho desenvolvido pela ASSDACO é reconhecido em todo estado por garantir a oferta do serviço oncológico em Cacoal, atendendo pacientes de grande parte dos municípios rondonienses

Também participaram da reunião na capital do estado, representando a ASSDACO e o Hospital São Daniel Comboni, o diretor executivo do Centro de Oncologia, José Pereira, a responsável pelos convênios da ASSDACO, Silvia D. Gomes, a advogada voluntária Roseane Fontana e Nério Bianchini, membro fundador da Associação.

(Giliane Perin p/ ASSACO)


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem