Quem é o ex-comandante da PM do Distrito Federal que foi alvo de operação da PF

Quem é o ex-comandante da PM do Distrito Federal que foi alvo de operação da PF

O coronel Jorge Eduardo Naime, alvo da 5ª fase da operação Lesa Pátria, pediu folga e estava fora de Brasília no dia dos ataques golpistas de 8 de janeiro

Porto Velho, RO - A Policia Federal prendeu nesta terça-feira o ex-chefe do departamento operacional da Polícia Militar do DF, o coronel Jorge Eduardo Naime, em nova fase da operação Lesa Pátria. 

O militar, que era responsável pela corporação no dia dos ataques golpistas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro à Praça dos Três Poderes, é investigado por suspeitas de omissão no planejamento dos atos. Ele foi afastado do cargo pelo ex-interventor federal Ricardo Cappelli, no dia 10 de janeiro, dois dias após os ataques.

O militar tinha pedido folga do trabalho às vésperas dos ataques golpistas e estava fora capital federal no momento do incidente, precisando ser chamado às pressas para conter os invasores. Ele fez a solicitação de folga no dia 3 de janeiro. 

No pedido, o oficial demandava a dispensa até 8 de janeiro. A aprovação do pedido foi assinada no dia 5 pelo gabinete então comandante-geral da PM-DF, Fábio Augusto Vieira. Vieira foi exonerado e preso por suspeita de omissão, mas depois o ministro do STF Alexandre de Moraes revogou a prisão de Vieira.

Além de Naime, o ex-secretário de Segurança do DF, Anderson Torres, também estava ausente da capital federal no dia dos atos golpistas que questionavam o resultado das eleições presidenciais de 2022. Torres também foi exonerado e está preso em Brasília.

Formação

Jorge Eduardo Naime é formado em Direito Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal e tem ainda Bacharelado em segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Brasilia. O coronel conta ainda com especializações em Segurança Pública pela Universidade Federal da Paraíba e e em Direitos Humanos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Entre os cursos extracurriculares, Naime tem uma formação que trata de conflitos e agressões entre casais de militares, com o nome ": As relações conjugais entre militares: Lei Maria da Penha ou Lei Penal Militar?".

Em 1999, ele foi premiado com a medalha comemorativa por dez anos de bons serviços prestados a Policia Militar do Distrito Federal. Na corporação, chegou a atuar nos batalhões de operações com cães e operações especiais. Naime também teve um cargo de subsecretário na Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal, de 2012 a 2014.

Prisões

Também foram presos o major da PM Flávio Silvestre de Alencar, o capitão Josiel Pereira Cesar e o tenente Rafael Pereira Martins, por suspeitas de omissões que contribuíram nas invasões dos prédios dos Três Poderes.

Alencar era subcomandante do 6º batalhão de Polícia Militar do DF, localizado na região da Praça dos Três Poderes e Esplanada dos Ministérios. Ele é considerado especialista em controle de distúrbios civis, tendo realizado formação complementar nesse tema, com curso na PM de São Paulo.

O capitão Josiel Pereira Cesar estava vinculado ao gabinete do comandante-geral da PM, na função de ajudante de ordens. O outro preso, tenente Rafael Pereira Martins, ingressou na PM do DF em concurso de 2019 e não tinha cargo comissionado na estrutura da cúpula da corporação.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem