Pirarucu do Madeira desfila pela primeira vez como Patrimônio Cultural de Porto Velho

Pirarucu do Madeira desfila pela primeira vez como Patrimônio Cultural de Porto Velho

Reconhecimento veio através da Lei nº 3.011, de 8 de fevereiro de 2023, sancionada pelo prefeito Hildon Chaves

Porto Velho, RO -
Domingo (12) foi mais um dia festivo em Porto Velho com a programação de carnaval em andamento no município. Após dois anos sem a celebração do período, as ruas do Centro da cidade ganharam os foliões que acompanharam o desfile do bloco Pirarucu do Madeira. 

Neste carnaval, o bloco completou 30 anos de existência e ainda recebeu o reconhecimento do poder público tornando-se Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município através da Lei nº 3.011, de 8 de fevereiro de 2023, sancionada pelo prefeito Hildon Chaves.

Uma breve solenidade na avenida Pinheiro Machado, próximo à praça Aluízio Ferreira, marcou a abertura do desfile e a entrega da placa de reconhecimento, e contou com a presença do secretário-Geral de Governo, Fabricio Jurado; do vereador Aleks Palitot, autor do projeto que tornou a Associação Cultural Pirarucu do Madeira patrimônio do município; do presidente da Fundação Cultural, Godofredo Neto; do presidente do bloco, Ernande Segismundo; da vice-presidente, Luciana Oliveira; além da Corte do Rei Momo. Na ocasião, o presidente da Associação também foi homenageado pelo incentivo e defesa da cultura. 

“O nosso muito obrigado ao vereador Palitot, e ao prefeito Hildon Chaves que sancionou a lei. O apoio da Prefeitura também é importantíssimo pra nós, foi tudo nota dez, todo apoio possível nos foi dado”, disse Segismundo.

Em um desfile sem cordas, o bloco cumpriu a tradição com marchinhas e frevos

O bloco já é bastante popular em Porto Velho e famoso pelos bonecos gigantes e pela figura do pirarucu. Inspirado no bloco Bacalhau do Batata, de Olinda (PE), o nome de batismo do bloco homenageia o maior peixe de água doce do Brasil. 

“É muito bom ver o carnaval de volta às ruas em todo o Brasil, depois de dois anos de pandemia, e hoje é um dia especial, pois o Pirarucu do Madeira é um bloco raiz, tradicional, que toca marchinhas, que recebe neste ato o reconhecimento através de uma lei que foi aprovada pela Câmara através do vereador Aleks Palitot e sancionada pelo prefeito homenageando esse bloco que faz essa festa linda aqui em Porto Velho. A Funcultural vem fazendo um trabalho brilhante com todo apoio aos blocos, a Semtran com o policiamento de trânsito e também o governo do Estado com todo apoio, então gente, vamos curtir com responsabilidade e alegria”, celebrou Jurado.

Com um desfile sem cordas em um breve circuito que encerrou na Praça das Três Caixas D'Água, o Pirarucu do Madeira cumpriu o objetivo de resgatar o carnaval tradicional com marchinhas e frevos próprios, uma folia bem democrática. Tinha foliões de todas as idades, em grupos de amigos ou em família.

Riviany Coelho, que entrou na brincadeira com a filha Laís, 11 anos, parabenizou as autoridades pelo reconhecimento ao tradicional bloco. “É muito justo, já faz um tempo que a gente curte esse carnaval, é um carnaval família, tranquilo para crianças, idosos, então eu acho que valeu a pena, o Pirarucu é a cara de Porto Velho”, comentou a foliã.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem