Mais três pessoas são encontradas com vida em escombros na Turquia

Mais três pessoas são encontradas com vida em escombros na Turquia

Após 13 dias, elas foram resgatadas na província de Hatay

Porto Velho, RO -
Três pessoas foram encontradas hoje (18) com vida entre os escombros na província turca de Hatay, 13 dias depois dos terremotos registrados na Turquia e na Síria em 6 de fevereiro, que deixaram mais de 40 mil mortos. Dados são de novo balanço das autoridades turcas.

O ministro do Interior turco, Suleyman Soylu, informou que, até o momento, foram confirmadas 39.672 mortes nas dez províncias afetadas pelos tremores, que também deixaram mais de 13 milhões de desalojados.

De acordo com a emissora privada turca NTV, três pessoas, incluindo uma criança, foram encontradas vivas em Hatay, 296 horas depois do sismo.

Suleyman Soylu reiterou que os esforços de busca e salvamento continuam prioritários, embora o tempo decorrido desde os terremotos reduza a possibilidade encontrar sobreviventes entre os escombros dos milhares de prédios que desabaram.

O ministro disse que mais de 264 mil trabalhadores estão mobilizados na região, incluindo serviços de busca e resgate, profissionais de saúde e agentes, e observou que existem aviões, helicópteros e navios entregando ajuda.

O ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, afirmou que a essa altura deve-se apelar à unidade e à solidariedade.

"Faremos todo o possível para curar essas feridas", declarou, citado pela agência de notícias estatal turca Anatólia.

O vice-presidente turco Fuat Oktay também negou que os esforços de busca e resgate tenham parado e acrescentou que mais de 374 mil pessoas já foram retiradas das regiões afetadas, incluindo quase 1.600 crianças desacompanhadas. Acrescentou que mais de 950 "já foram entregues às suas famílias".

Ao saldo de mortos na Turquia acrescentam-se 1.414 pessoas mortas em áreas da Síria controladas pelo governo e 2.274 em zonas nas mãos dos rebeldes, segundo dados da Defesa Civil síria, conhecida como capacetes brancos.

O diretor regional de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Rick Brennan, disse na semana passada, em Damasco, que o organismo estima que pelo menos 9.300 pessoas teriam morrido na Síria - cerca de 4.800 em áreas controladas pelas autoridades e 4.500 em áreas na mãosdos rebeldes -, embora tenha acrescentado que, neste momento, não há como fazer uma projeção ajustada.

Os tremores na Turquia e na Síria, de 7,7 e 7,6 na escala Richter, respetivamente, ocorreram em 6 de fevereiro. O número oficial de mortos é de cerca de 44 mil nos dois países, número que poderá aumentar.


Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem