Foliões devem ficar atentos à qualidade dos alimentos e bebidas vendidos nos eventos carnavalescos

Foliões devem ficar atentos à qualidade dos alimentos e bebidas vendidos nos eventos carnavalescos

Ambulantes precisam cumprir as orientações da Vigilância Sanitária

Porto Velho, RO
- O cuidado com a saúde pública durante o período do carnaval também é uma das principais preocupações da Prefeitura de Porto Velho. Em razão disso, a Vigilância Sanitária Municipal faz um alerta tanto aos consumidores quanto aos ambulantes que comercializam esse tipo de produto durante os eventos carnavalescos.

“A orientação principal é para que o ambulante não manipule o alimento na rua. Esse alimento já deve estar pronto, bem acondicionado e não deve ficar exposto, dependendo do alimento. A regra é não manipular o alimento na rua”, enfatiza o gerente da Vigilância Sanitária do município, Ailton Furtado.

Por sua vez, o consumidor deve observar a higiene do local, e se o alimento está acondicionado de forma correta.

“Se for um alimento quente ele deve estar acondicionado dentro de uma estufa. Se for um alimento que exige refrigeração, observar se ele também está devidamente armazenado, se está em contato direto com o gelo escama, se o alimento não está exposto à poeira ou às gotículas de saliva das pessoas”, acrescentou.

BEBIDAS

Quantidade de banheiros químicos disponíveis também é fiscalizado pela Vigilância

Com relação às bebidas, como sucos, por exemplo, a orientação é também evitar que sejam produzidas na hora. O gelo ideal a ser utilizado deve ser aquele em tubo, que é próprio para o consumo. “O gelo escama é indicado para conservar alimentos e não para ser colocado na bebida”, orienta.

OPERAÇÃO

Conforme o fiscal da Vigilância Sanitária Municipal, Marcelo Mourão, o órgão está realizando uma operação intitulada Carnaval 2023, que começou há uma semana, com o intuito de minimizar os riscos à saúde pública.

Um dos pontos da operação diz respeito ao fornecimento de banheiros químicos, por parte dos blocos carnavalescos, o suficiente para atender a demanda de foliões. O segundo, é que tenha ambulância para atender os casos de urgência e emergência, demanda esta suprida pelo Samu. Já o terceiro objetivo, foca a qualidade dos alimentos que são comercializados nos eventos de carnaval.

“Todo cidadão que vai comercializar ou consumir os produtos deve ficar atento, verificar as condições higiênicas do local de consumo, tomar cuidados com os produtos feitos na hora para não se queimar, as condições higiênicas da pessoa que manipula os alimentos e o descarte desse material, para não ser jogado em via pública”, enfatizou Marcelo Mourão.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem