Congresso do Peru arquiva projeto de lei que atenciparia eleições

Congresso do Peru arquiva projeto de lei que atenciparia eleições

Projeto era da presidente Dina Boluarte

Porto Velho, RO -
O Congresso do Peru arquivou na noite dessa sexta-feira um projeto de lei da presidente Dina Boluarte para antecipar as eleições para 2023, deixando em aberto uma grande demanda dos manifestantes que têm agitado o país nas últimas semanas.

Boluarte apresentou o projeto de lei para adiantar as eleições para outubro de 2023 na quarta-feira, em uma tentativa de acalmar protestos mortais. Um Congresso fraturado várias vezes não conseguiu chegar a um acordo sobre seu próprio projeto de lei após semanas de conflitos políticos.

Uma comissão do Congresso considerou o projeto de lei da presidente na tarde de sexta-feira, mas o arquivou por uma tecnicalidade antes mesmo de haver um debate. Ele não pode ser avaliado novamente até julho, quando começa um novo ano legislativo.

Novas eleições antecipadas têm sido uma demanda chave de manifestantes desde que o ex-presidente de esquerda Pedro Castillo foi deposto e preso em dezembro após tentar dissolver o Congresso de maneira ilegal.

Oito semanas de protestos contra o governo resultaram em 48 pessoas mortas em conflitos entre manifestantes e forças de segurança, a maioria no sul do Peru, rico em cobre.

O Congresso já concordou em adiantar para 2024 eleições originalmente marcadas para 2026, mas isso não interrompeu os protestos.


Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem