Comércio com Venezuela deve focar produtos industriais, diz embaixador

Comércio com Venezuela deve focar produtos industriais, diz embaixador

Embaixada no país vizinho foi reaberta no dia 18 de janeiro

Porto Velho, R
O - Com o Brasil voltando a ter uma representação diplomática na Venezuela, há a expectativa da retomada do comércio entre os dois países. Para o embaixador Flávio Macieira, do Itamaraty, essa relação deve focar mais em produtos industriais, que têm um maior valor agregado, do em matéria-prima.

“O que vejo mais imediatamente é uma relação de comércio muito intensa. O que acontecia nesse período anterior é que o Brasil é um grande fornecedor, mas não só de matéria prima, não só de produtos agrícolas, mas do que é interessante nesse comércio e que vai voltar a ser, é que havia um porcentual muito alto de produtos industriais, o que é uma exportação de alto valor agregado. É um comércio que interessa muito, que cria muita expectativa dentro do Brasil”, disse Macieira.

Brasil e Venezuela dividem uma fronteira de 2.200 quilômetros. O fluxo comercial entre os dois países atingiu o pico em 2012, quando as trocas comerciais chegaram a quase US$ 6 bilhões. Desde então, houve queda de mais de 85% do fluxo comercial, por conta, principalmente, da crise política e econômica enfrentada pelo país vizinho.

A embaixada do Brasil no país vizinho foi reaberta em 18 de janeiro e uma missão diplomática atua no local. A expectativa é revitalizar a integração regional com a Venezuela, que possui uma fronteira de mais de 2 mil quilômetros com o Brasil.

Aos poucos, a embaixada do Brasil em Caracas, capital da Venezuela, está retomando as atividades. Segundo o embaixador Flávio Macieira, do Ministério das Relações Exteriores, por enquanto, a missão diplomática brasileira está empenhada em dotar o local de condições de trabalho.

“Eu estou cumprindo esta missão em duas etapas. A primeira etapa é de uma abertura da embaixada, formal, e a embaixada já está aberta, mas é claro que nós estamos empreendendo lá uma remontagem. É preciso reavaliar e colocar em marcha os serviços. Os equipamentos estão empacotados e estão sendo desempacotados, por isso minha presença em Caracas é uma presença sobretudo administrativa”, disse o embaixador.

A embaixada brasileira em Caracas foi fechada em março de 2020. A relação entre Brasil e Venezuela foi retomada no dia 2 de janeiro, logo após a posse do presidente Lula. Entre 20 e 25 mil brasileiros vivem no país vizinho e podem ser beneficiados pela medida.


Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem