Agevisa debate agenda para 2023 sobre Programa Segurança do Paciente, em unidades hospitalares

Agevisa debate agenda para 2023 sobre Programa Segurança do Paciente, em unidades hospitalares

Segurança do paciente é um trabalho muito importante no âmbito da vigilância em saúde

Porto Velho, RO -
Em 2023, o Programa Nacional de Segurança do Paciente – PNSP completa dez anos de criação. 

A Coordenação Estadual de Segurança do Paciente realizou uma reunião na sede da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, com os coordenadores de Segurança do Paciente dos hospitais: Cemetron, João Paulo II, Hospital Infantil Cosme e Damião e Hospital de Base, para definir ações conjuntas para este ano.

A Segurança do Paciente – SP é fundamental para a execução de uma assistência segura e livre de danos, e as unidades de saúde estão preparando um momento em conjunto para ampliar as discussões e trocar experiências, com o apoio da coordenação estadual”, comentou a coordenadora Estadual de Segurança do Paciente da Agevisa, Rosa Maria de Almeida.

De acordo com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a política pública tem um papel importante em benefício da segurança do paciente. 

“O trabalho do governo neste segmento atinge o âmbito institucional, político e educacional, ações que impactam positivamente em nossas unidades de saúde, chamando a atenção dos profissionais para o cuidado com aqueles que estão em um momento delicado e em ambiente diferenciado”, disse o governador Marcos Rocha.

AGENDA 2023

Durante a reunião, a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente – NSP do Hospital JPII, Regiane Coezer disse que, as estratégias de fomento às ações de SP são fundamentais para estabelecer uma cultura de segurança. “Para algumas unidades, a exemplo do JPII é um desafio ainda maior, mas possível”, complementou.

A coordenadora do núcleo NSP no Cemetron, Lidiane Araújo salientou que algumas unidades estão mais avançadas que outras em relação à cultura de segurança e para isso, é importante o compartilhamento de ações. “O trabalho em conjunto para chegarmos a um equilíbrio entre as unidades, proporcionando uma assistência cada vez mais segura e de qualidade em nossas unidades, é necessário”, evidenciou.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, informou que, o Hospital Regional de Cacoal também participará das ações neste ano, para no próximo ano envolver todas as unidades da gestão Estadual. “As ações estão programadas para abril, quando o programa completará dez anos. A segurança do paciente é um trabalho muito importante no âmbito da vigilância em saúde, principalmente por entendermos que uma assistência segura é primordial à boa recuperação dos pacientes”.


Fonte: Governo de Rondônia

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem