Rally da Pecuária realiza evento técnico em Porto Velho e apresenta cenário de preços e perspectivas para o mercado de carne

Rally da Pecuária realiza evento técnico em Porto Velho e apresenta cenário de preços e perspectivas para o mercado de carne


Rondônia respondeu por 6,7% do faturamento da pecuária brasileira com exportações em 2022, uma conquista dos produtores da região; palestra gratuita abordará cenário de 2023

Porto Velho, RO - O terceiro evento do Rally da Pecuária 2022/2023 acontecerá em Porto Velho, nesta quarta-feira, dia 25 de janeiro, a partir das 17h, no L’Acordes Hotel. No evento, Maurício Palma Nogueira, coordenador da expedição técnica que avalia a pecuária de corte no país, abordará, entre outros temas, projeções de preços e perspectivas do ciclo pecuário; as perspectivas para carne bovina até 2030; investimentos e mudança no orçamento das fazendas; metano/carbono pela ótica dos resultados nas fazendas e o cenário atual para o mercado de proteínas. Inscrições gratuitas neste link.

Além dos temas discutidos nas etapas anteriores, cujos principais destaques foram o aumento na produtividade e perspectivas de que os investimentos em tecnologia cresçam ainda mais até 2030, o primeiro evento de 2023 incluirá o balanço dos resultados até dezembro.

 “Em 2022, a pecuária de corte superou uma marca que, até bem pouco tempo atrás, imaginávamos que seria superada apenas em 2025”, ressalta o engenheiro agrônomo coordenador da expedição.

Em 2022, as exportações brasileiras atingiram 3,02 milhões de toneladas em equivalente carcaça. Foram 2,48 milhões de toneladas métricas, que geraram um faturamento de US$12,96 bilhões. O estado de Rondônia respondeu por 7,5% do total embarcado e 6,7% do faturamento, uma conquista dos produtores da região que vem aumentando a sua importância na pecuária brasileira.

“Há 20 anos, Rondônia representava menos de 0,5% das exportações de carne bovina”, reforça Maurício Palma Nogueira. “Produtores, frigoríficos e a cadeia produtiva do estado precisam se preparar para desafios cada vez maiores na pecuária de corte”, continua.

A equipe do Rally da Pecuária, formada por técnicos das empresas participantes da expedição, abordará também pastagens e o aumento do peso médio de carcaça na região durante o evento.

Para o coordenador do Rally, os próximos anos não serão fáceis. Alguns desafios a serem enfrentados pelos pecuaristas e frigoríficos para atender a demanda até 2030 são a elevação dos custos de produção e os juros mais altos para tomada de capital.

Nos últimos cinco anos, os custos de produção em uma fazenda comum de pecuária de corte cresceram 12% ao ano, em média. Esse aumento foi causado pelo cenário global, impactado pela pandemia e pela guerra entre Rússia e Ucrânia, e pelo aumento nas cotações do dólar.

O evento em Porto Velho integra o roteiro da terceira equipe do Rally da Pecuária, que volta a campo nesta semana percorrendo as regiões de Vilhena, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Porto Velho. Em sua 11ª edição, com patrocínio da Ihara e da Mosaic Fertilizantes, a expedição segue novo roteiro de visitas a produtores e coleta de amostras de pastagens.

Ao contrário das edições anteriores, o Rally ocorrerá ao longo de nove meses, com equipes dedicadas às visitas presenciais, levantando, entre outros aspectos, as pastagens e sistemas de produção, nutrição e estratégias de terminação, reprodução e sanidade. dimensionamento de infraestrutura e aptidão por tomada de créditos e investimentos.

Ao longo do Rally, os técnicos levarão informações aos produtores e técnicos de campo e realizarão oito eventos regionais in loco, com temas relacionados ao mercado, produtividade e sustentabilidade, além de dois eventos especiais – com foco no mercado de pecuária de corte – ampliando assim a abrangência da expedição.

No campo, a equipe técnica percorreu, desde o dia 16 de novembro, os estados de Goiás – saindo de Goiânia e passando pelas regiões de Rio Verde, e Nova Crixás - seguindo para o Tocantins (região de Gurupi) e Pará (Redenção), e chegando em Palmas (TO). A segunda equipe teve início em 11 de dezembro, saindo do Tocantins em direção ao Mato Grosso, onde percorreu as regiões de Vila Rica, Ribeirão Cascalheira, Barra do Garças, Rondonópolis – cidade que sediou evento técnico -, Cuiabá e Pontes e Lacerda, encerrando a etapa em 17 de dezembro em Vilhena, Rondônia.

Serviço:

Evento técnico regional do Rally da Pecuária

Local: L’Acordes Hotel – Rua da Beira – BR 364, 8250 – Bairro Aeroclube – Porto Velho

Data: 25/01, às 17h

Inscrições: Inscreva-se gratuitamente no evento regional do Rally da Pecuária 2022/23 em Porto Velho/RO (athenagro.com.br)

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem