Ministros do STF se preocupam com ‘efeito cascata’ de atos terroristas

Ministros do STF se preocupam com ‘efeito cascata’ de atos terroristas

Um dos principais temores é com o surgimento de 'pequenos focos de caos' em São Paulo, Rio, Minas, Santa Catarina e Paraná

Porto Velho, RO -
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão preocupados com a possibilidade de um “efeito cascata” pelo país de atos terroristas como os registrados ontem em Brasília, quando a sede dos três poderes foi invadida e vilipendiada por extremistas apoiadores de Jair Bolsonaro.

Por ora, o receio dos ministros se concentra em Estados de grande concentração populacional, onde o bolsonarismo é forte, como os três maiores colégios eleitorais do país – São Paulo, Minas Gerais e Rio –, além de Santa Catarina e Paraná.

Um dos principais temores dos integrantes do STF em conversas reservadas é com o surgimento de “pequenos focos de caos”, com a reprodução em menor escala das cenas que chocaram o país no último domingo, o que poderia criar um ambiente permanente de instabilidade política no país.

Conforme revelou a coluna, o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), foi alertado na noite de sábado pelo Ministro da Justiça, Flávio Dino, de que havia risco de invasão da Refinaria Duque de Caxias (Reduc) por extremistas.

A Reduc é a maior refinaria do Brasil e é o principal ponto de abastecimento da Região Sudeste. Em razão do aviso, as forças de segurança do governo do estado e a Polícia Rodoviária Federal montaram uma operação especial para proteger a refinaria.

No STF, o salão nobre foi destruído, com as poltronas dos ministros sendo alvo de depredação, assim como os assentos reservados para o público que acompanha os julgamentos. O gabinete da presidente da Corte, Rosa Weber, também foi alvo dos ataques dos extremistas.

Dentro da Corte, a avaliação é a de que a decisão do ministro Alexandre de Moraes de afastar o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), do cargo, pelo período de 90 dias, tem um caráter simbólico e pedagógico para os demais chefes de Executivo estaduais.

“Qualquer governador que compactuar com esses atos antidemocráticos vai ser afastado. Os governadores sabem que, se eles tolerarem essa situação, Moraes vai afastá-los”, disse à equipe da coluna um integrante da Corte.

Na esteira do afastamento de Ibaneis, uma ala do STF já vem discutindo até mesmo a possibilidade de retirar definitivamente a segurança do DF das mãos do governador, reeleito em primeiro turno em outubro.

A intervenção federal anunciada pelo governo Lula no DF tem previsão de durar só por um mês – e se limita à área de segurança pública.

Com a sede do STF destruída pelos golpistas, a presidente Rosa Weber vai se reunir nesta segunda-feira (9) com governadores de todo o país, às 20h, em um edifício anexo, onde estão localizados os gabinetes dos demais ministros.

Apesar do cenário de terra arrasada, Rosa tem dito a interlocutores que o tribunal vai se reerguer e estará funcionando normalmente no próximo dia 1º de fevereiro, quando começa o calendário de atividades da Corte.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem