Desvio duplo de igarapé na Estrada do Santo Antônio começa a ser construído

Desvio duplo de igarapé na Estrada do Santo Antônio começa a ser construído

Trabalho dá início à recuperação do trecho que cedeu com a força da água na última semana

Porto Velho, RO
- A Prefeitura de Porto Velho deu início nesta segunda-feira (30) à obra de construção de desvio duplo do canal Bate Estaca, na Estrada de Santo Antônio, onde a força da água fez com que uma cratera se abrisse na última sexta-feira (27) por conta das fortes chuvas registradas durante a semana. Serão desvios feitos através de manilhas e um tubo armico.

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, esteve na Estrada de Santo Antônio no final da tarde de segunda, acompanhando o início dos trabalhos.

“Uma tromba d’água enorme deslocou um toco, que acabou comprometendo toda parte de passagem da água de vários bairros de Porto Velho até o rio Madeira. A Secretaria Municipal de Obras (Semob) desde o início está acompanhando esses trabalhos e, provavelmente, a depender do volume de chuvas daqui para frente, até o final da semana, nós devemos estar com este acesso não só ampliado, mas restabelecido”, afirmou o prefeito.


Trabalho realizado amplia a capacidade de vazão da água no igarapé Bate Estaca

Com o trabalho que está sendo executado pela Semob, a Prefeitura amplia a capacidade de vazão da água no igarapé Bate Estaca. Diego Lage, titular da pasta, explica que estão instalando uma fileira de manilhas de 1,40 metro de diâmetro ao lado do local que se rompeu, para desviar o curso das águas. Em seguida, a equipe vai instalar outro bueiro armico (tubo metálico) de 2 metros de diâmetro onde estava o anterior.

“Estamos nesse período chuvoso, que infelizmente atrapalha bastante, mas nós vamos dobrar a vazão de água colocando mais uma linha de manilhas, com diâmetro maior. Então, em vez de uma, como tínhamos quando aconteceu o problema, nós vamos construir duas. A previsão é de que a gente fique durante essa semana realizando a obra, por conta da chuva, mas a meta é de que até o final de semana a gente consiga liberar o trânsito de forma segura para essas pessoas”, disse Diego Lage.

Desde então, o acesso alternativo definido foi pela Usina de Santo Antônio, que deve permanecer até o final da obra.

Prefeito Hildon Chaves e outras autoridades municipais foram vistoriar a obra

PROVIDÊNCIAS

Titular da Secretaria Geral de Governo (SGG), Fabricio Jurado, declarou que tão logo a Prefeitura tomou conhecimento do desmoronamento, a Semob foi acionada para avaliar os danos e tomar as providências necessárias para a recuperação da estrada.

Além disso, equipes da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) e da Defesa Civil Municipal foram enviadas para sinalizar o local e orientar as pessoas, com intuito de evitar acidentes.

Um apoio do Exército chegou a ser cogitado, porém a ponte que poderia atender a demanda não estava disponível. “A ponte que poderia servir como apoio emergencial está em outro trabalho realizado pelo Exército, então a obra está sendo realizada pela Prefeitura de Porto Velho através da secretaria de obras”, finaliza o secretário.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem