Agevisa alinha estratégias de trabalho para atender regionais de vigilância em saúde no Carnaval

Agevisa alinha estratégias de trabalho para atender regionais de vigilância em saúde no Carnaval

Em anos anteriores, a Agevisa reforçou a conscientização no período de Carnaval

Porto Velho, RO - A Coordenação do Núcleo Porto Velho, RO - Estadual de Vigilância, Prevenção, Controle e Vigilância das IST/Aids/Hepatites Virais – NISTHV da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa está trabalhando para atingir o público folião de todas as faixas etárias durante o Carnaval 2023. 

O Estado de Rondônia se alinha com as diretrizes do Ministério da Saúde nas políticas de vigilância, promoção, prevenção, recuperação e controle desse grupo de doenças e se junta na Campanha do Carnaval 2023.

Ao longo dos anos, o Núcleo Estadual de DST/AIDS/Hepatites Virais/AGEVISA, em parceria com o Ministério da Saúde, Secretarias Municipais de Saúde e outras instituições governamentais e não governamentais, vem incentivando e apoiando o diagnóstico precoce (testagem) através de Testes Rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

DISTRIBUIÇÃO DE INSUMOS

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima informou que, as ações serão realizadas durante o carnaval e posteriormente a ele, para apoiar e intensificar a prevenção, “considerando o planejamento e a capacidade técnica de execução de cada município ou instituição”.

A agência fará a distribuição de insumos estratégicos, como preservativos e testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites Virais, para as seis Gerencias Regionais de Saúde – GRS, que por sua vez, farão a distribuição para as secretarias municipais de saúde de abrangência das suas respectivas regiões. 

As ações incluem a distribuição de 525.000 unidades de preservativos masculinos (49 e 52mm), 12.000 unidades de preservativos femininos, 97.415 testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C a serem realizados nas Unidades de Saúde dos municípios e 150 Autotestes para HIV.

Para conter o avanço da epidemia, o Governo do Estado, por intermédio do NISTHV da Agevisa, incentiva o uso de preservativos como forma mais eficiente de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, HIV/Aids e as Hepatites. 

“O uso correto e sistemático de preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz de prevenção, além de método contraceptivo, evitando desta forma, também, uma gravidez não planejada, por exemplo”, disse a gerente da Vigilância Epidemiológica da Agevisa, Arlete Baldez.


Fonte: Governo de Rondônia

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem