Para além dos processos: gestão focada na equipe é diferencial de escritórios de advocacia

Para além dos processos: gestão focada na equipe é diferencial de escritórios de advocacia

Especializações e atenção ao colaborador proporcionam inovação e criatividade entre advogados

Há algum tempo a gestão dos escritórios deixou de ser apenas com visão para o aspecto jurídico e o volume de processos. O foco se expandiu e vem englobando ações mais concentradas voltadas para aspectos como a equipe. Algumas sociedades, inclusive, já nascem com a formulação de uma cultura de gestão totalmente profissionalizada priorizando o público interno e a construção e entrega de soluções para os clientes.

Nessa direção, a contratação de consultorias pelos escritórios ajuda a orientar os primeiros passos. Essa foi uma das preocupações do escritório MBT Advogados, que em 2017 passou por uma reestruturação com o objetivo de estabelecer a total profissionalização da banca que hoje conta com 12 advogados de um total de 25 colaboradores.

"Temos uma estruturação em núcleos internos e estamos constantemente investindo no aprimoramento, capacitação e atualização dos colaboradores, aliado às mais recentes ferramentas digitais para que cada área tenha a cobertura necessária e a melhor solução jurídica seja encontrada em cada caso", conta o advogado-sócio fundador do MBT Advogados Ivan Machiavelli.

Embora desenvolvam uma postura mais formal, os escritórios de advocacia conectados com os princípios mais atuais de gestão estão investindo em habilidades que incentivem a inovação e a criatividade da equipe. "O que temos percebido é que momentos sociais no escritório aprimoram a equipe tecnicamente, estimulando a comunicação interna, a transparência – pontos que agregam valor a serviços e que contribuem para ações resolutivas que o mercado exige", destaca o advogado.

Fato é que os escritórios estão buscando ações com viés mais humanista, na avaliação do gestor. Entre as atividades que se destacam estão, inclusive, apoio para a saúde física e mental. "Buscamos incessantemente o valor humanista que tem na pessoa o ponto central de suas atividades", ressalta.

Como exemplo, o escritório MBT realiza mensalmente uma agenda de debates de temas jurídicos, e incentiva a liberdade de criar e publicar textos nas mais diversas mídias sociais, participar de eventos e do podcast do escritório.

"Acreditamos que essa seja uma forma de agir em um ambiente mais leve de forma a fazer com  que as melhores teses apareçam, contribuindo na construção de matérias e argumentos diferenciados e muitas vezes inovadores", aponta.

Sobre o MBT Advogados Associados  Fundado em 1985 por um dos advogados pioneiros em Rondônia, Ivan Machiavelli, o escritório é especialista em casos relacionados ao direito do agronegócio, direito cooperativo e recuperação judicial e falência. Os três sócios, Ivan Machiavelli, Deolamara Bonfá e Rodrigo Totino, têm o apoio de uma banca de 12 advogados e assistentes jurídicos que são referência de profissionalismo em Ji-Paraná e Porto Velho (RO).


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem