O dia 30 dezembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 30 dezembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

Primeiro semáforo na cidade, fim da década de 1960 na cidade de Porto Velho

O DIA NA HISTÓRIA

Por: Lúcio Albuquerque / WhatsApp 69 99910 8325

BOM DIA, 6ª feira, 30 de DEZEMBRO  

COMEMORA-SE

Católicos lembram São Sabino, São Félix I, São Rugero

RONDÔNIA

30 – 1918 – Aparecimento de casos de gripe espanhola na localidade boliviana de Santa Rosa, preocupa autoridades brasileiras em Abunã, Santo Antonio e Porto Velho. 

30 – 1940 – Os clubes de Porto Velho terão bailes amanhã. No mais badalado, o Internacional, o traje será “passeio completo” (homens) e “elegante” (damas). 

30 – 1951 – O Banco de Crédito da Amazônia garantindo que o governo federal terá em 1952 cerca de 200 bi de cruzeiros para estimular a produção da borracha.

BRASIL

1898 – Nasce Luís da Câmara Cascudo, escritor e folclorista brasileiro (m. 1986). 1998 – Criação do “Vale do Aço” (MG). 

2019 — Reabertura da Ponte Hercílio Luz na cidade de Florianópolis após 28 anos de reforma.

MUNDO

1937 — Nasce Gordon Banks, goleiro inglês, imortalizado por fazer a “defesa do Século XX”, a cabeçada de Pelé no jogo Brasil 1x0 Inglaterra na Copa de 1970 (m. 2019). 2000 — Sonda Cassini-Huygens faz a maior aproximação ao planeta Júpiter.

FOTO DO DIA

Esquina das Avenidas Rogério Weber (então Norte-Sul) com Sete de Setembro. Porto Velho se moderniza e entra na era eletrônica, com a instalação do que citado como primeiro semáforo na cidade, fim da década de 1960.

Enquanto um militar – pelo traje, do 5º BEC – atravessa o cruzamento pelo meio da rua e ao fundo, enquanto um caminhão vem de lá para cá, outro pedestre, paisano, caminha. À esquerda, além dos dois caminhões estacionados na lateral, talvez de frete, esperando clientes, o prédio do fórum Ruy Barbosa, então sede do Poder Judiciário do Território.

À direita, enquanto um técnico no alto da escada dá retoques para funcionar o equipamento um grupo de homens discute, certamente sobre a necessidade, então, de um semáforo.

Para lembrar: no prédio da esquina funcionou depois a Pizzaria Roda Viva (F. Saudosimo Portovelhense)

COMUNICADO: "O repórter Lúcio Albuquerque, que produz a coluna "O Dia Na História", informa que a coluna só voltará em março."

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem