Dicas ajudam a amenizar os impactos auditivos dos fogos de artifício nos pets

Dicas ajudam a amenizar os impactos auditivos dos fogos de artifício nos pets

Dicas também ajudam a evitar acidentes

Porto Velho, RO
- As festas de fim de ano trazem também o terror dos animais de estimação, principalmente de cães e gatos: os fogos de artifício. Com a audição cerca de quatro vezes mais sensível do que a dos seres humanos, o som dos rojões, em casos mais graves, pode provocar até a perda auditiva dos pets, o que é antecedido geralmente por sustos e até dor.

Médico veterinário, Bruno Sadeck explica que os barulhos podem causar muito mais do que incômodo. "Esses sons altos causam estresse em demasia aos animais também, o que pode ocasionar o aumento de fugas, tamanha é a sensação de desespero que eles sentem. Com essas fugas e o maior número de pessoas nas ruas, aumentam, consequentemente, o número de animais atropelados. Mas isso pode ser evitado".

De acordo com o profissional, uma das melhores formas de evitar o desconforto é o acolhimento com os bichinhos. Estar por perto e até mesmo abraçá-los pode ser uma alternativa para tentar deixá-los mais calmos. 

"As melhores dicas são tentar manter os pets próximos a você. Abrace-os na hora dos fogos e tente acalmá-los. Se não for possível estar presente, mantenha o ambiente protegido fechando janelas e tentando providenciar edredons nas janelas para diminuir o som".

Outra dica simples que pode ajudar a evitar os acidentes é criar uma “toca” ou abrigo que o animal se sinta seguro. É importante também verificar se portas e janelas estão bem travadas para evitar fugas; deixe água disponível e em local visível para que ele não sinta a necessidade de sair, e, caso ainda seja necessário, pode ser iniciado o uso de calmantes naturais com antecedência mínima de 7 dias para um melhor efeito. 

"Cada dono conhece a personalidade do seu bichinho, isso ajuda muito na hora de identificar quais são as dicas mais aplicadas", finaliza o veterinário.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem