Porto Velho implementa diversas ações de prevenção à corrupção e promoção da boa governança

Porto Velho implementa diversas ações de prevenção à corrupção e promoção da boa governança

Criação de comitê, campanha e adesão à plataforma do TCU estão entre as medidas adotadas

Porto Velho, RO - Com a missão de garantir o cumprimento dos princípios da administração pública, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), vem tomando uma série de medidas de prevenção à corrupção, promoção da ética e da boa governança.

“A mais recente ação foi a criação do Comitê Integrado de Governança (CIG) que busca assessorar o prefeito na condução da política de governança. Por meio dele vamos propor medidas para incentivar as melhores práticas para a administração pública”, explica a titular da CGM, Patrícia Damico.

No último mês, o município já havia executado, também, a campanha “Ética e Integridade na Administração Pública: Melhor Prevenir do que Remediar”. Ao todo, a ação durou 30 dias e buscou mostrar a importância do Código de Ética do Município na gestão pública e a repercussão disso na vida dos moradores.

A ação chegou a ser reconhecida pelo Plano Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), que citou Porto Velho como uma das capitais que adotou medidas práticas e efetivas sobre o tema.

Paralelo a isso, a CGM também vem orientando as secretarias municipais quanto ao sistema e-Prevenção, uma plataforma desenvolvida pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Na prática, o sistema permite que o gestor avalie as boas práticas de prevenção à corrupção e tenha acesso a sugestões acerca das melhores condutas sobre o tema.

“Porto Velho é uma das 16 mil organizações cadastradas no PNPC e um das capitais com destaque nesse tipo de ação, por isso, precisamos inserir todos os atores da administração municipal para que eles reconheçam a importância de discutir o assunto e saber que essas práticas refletem positivamente no serviço prestado à população”, finaliza a titular da CGM.



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem