Polícia Federal realiza operação de combate ao garimpo ilegal no interior da Reserva Roosevelt e Parque Aripuanã

Polícia Federal realiza operação de combate ao garimpo ilegal no interior da Reserva Roosevelt e Parque Aripuanã

 

Operação Dubium realiza abordagens no interior da Reserva Roosevelt e Parque Aripuanã durante três dias contínuos, inclusive nas madrugadas.

Porto Velho, RO - A Polícia Federal, com o apoio do IBAMA, deflagrou, entre os dias 7 e 9 de novembro, a Operação Dubium[1], com objetivo de reprimir a prática de garimpo ilegal no interior da Reserva Roosevelt e Parque Aripuanã.

A ação tem como foco a desativação de garimpos, por meio da apreensão de materiais e destruição de maquinários utilizados na prática ilegal, e a repressão de outros crimes ambientais oriundos da extração ilícita de minérios.

A operação contou com a participação de 26 Policiais Federais e quatro agentes de fiscalização do IBAMA. Dois helicópteros foram empregados nas abordagens e no transporte de equipes.

Ao final da ação, que durou 3 dias, foram inutilizados todos os bens dispostos diretamente nas atividades criminosas, como acampamentos (15), balsas (6), barcos (2), escavadeiras hidráulicas (2), motores grandes (23) e pequenos (6). A inutilização dos equipamentos foi feita para que não fossem reutilizados na prática do crime ambiental, uma vez que era inviável retirá-los do local.

A mineração ilegal produz diversos impactos ambientais e sociais, sendo uma das principais responsáveis pelo aumento do desmatamento, pelo assoreamento e contaminação de rios e nascentes (principalmente pelo uso do mercúrio).

A prática da extração ilegal de recursos minerais é tipificada como crime pelo artigo 55 da Lei n. 9.605/98 (lei de crimes ambientais) com pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa.

As informações coletadas contribuirão para as investigações em andamento na Delegacia de Polícia Federal em Vilhena, bem como para programações de outras ações ostensivas com o objetivo de preservar as Terras Indígenas.



Fonte: Superintendência Regional em Rondônia – Polícia Federal




[1] O nome Dubium, dúvida em latim, faz referência ao primeiro nome dado ao Rio Roosevelt, anteriormente conhecido como Rio da Dúvida.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem