Final de semana tem ações gratuitas de prevenção ao câncer em Cacoal

Final de semana tem ações gratuitas de prevenção ao câncer em Cacoal

Final de semana tem ações gratuitas de prevenção ao câncer em Cacoal



Neste sábado e domingo, dias 26 e 27, a Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza novas edições das campanhas Comboni Rosa e Comboni Azul e Cacoal. Toda a ação acontece na sede da ASSDACO, ao lado da Cardio Center, no Complexo Hospitalar que abriga ainda o Hospital São Daniel Comboni e o Heuro.


No sábado, o atendimento será destinado às mulheres, entre às 7h da manhã e 11h. Serão oferecidos, de forma gratuita, exames preventivos contra os cânceres de mama e de colo uterino. Já no domingo todo o atendimento é voltado aos homens. Entre as 7h e 11h serão realizados exames preventivos contra o câncer de próstata.


Vale destacar que para garantir o atendimento, é preciso levar documentos pessoais e também o cartão do SUS.


"Nós queremos reforçar o convite, tanto para as mulheres, como também para os homens, para que aproveitem essa oportunidade e façam seus exames preventivos. Esta é uma das principais missões da ASSDACO, realizar ações preventivas, pois o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento contra qualquer tipo de câncer", destacou a presidente da Associação Assistencial, Vera Travain Bianchini.


Na ação deste ano, a Prefeitura Municipal de Cacoal vai disponibilizar um ônibus para o transporte de homens e mulheres da area rural que queiram participar desta ação preventiva. O Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural também tem sido um grande parceiro, possibilitando a realização de exames preventivos de colo uterino. A ação em Cacoal conta ainda o apoio do Clube das Romãs, Laboratório CID, das Ligas Acadêmicas de Enfermagem, Lauem, Laeti e Lagon, da faculdade Fanorte, do Centro Educacional Multiensino (CEME), da Casa de Apoio e do Núcleo de Oncologia.


 

INFORMAÇÕES E CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA PARTICIPAR DO COMBONI ROSA E COMBONI AZUL

 

– Para os homens:

  • Não andar a cavalo ou de bicicleta nas 24 horas antecedentes ao exame;

O exame é aconselhado para homens, a partir dos 45 anos, com fatores de risco e homens, a partir dos 50 anos, mesmo sem fatores de risco.

 

– Mulheres:

  • Preventivo de mama

Para as mulheres a partir dos 40 anos;

Serão encaminhadas para fazer a mamografia e a ultra-som se tiver nódulo;

Caso tenha nódulos com idade abaixo dos 40 anos, será realizado somente a ultra-som;

 

  • Preventivo do colo uterino:

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame.

É preciso evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.

 (Giliane Perin p/ ASSDACO)


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem