Final de semana tem ações gratuitas de prevenção ao câncer em Cacoal

Final de semana tem ações gratuitas de prevenção ao câncer em Cacoal



Neste sábado e domingo, dias 26 e 27, a Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza novas edições das campanhas Comboni Rosa e Comboni Azul e Cacoal. Toda a ação acontece na sede da ASSDACO, ao lado da Cardio Center, no Complexo Hospitalar que abriga ainda o Hospital São Daniel Comboni e o Heuro.


No sábado, o atendimento será destinado às mulheres, entre às 7h da manhã e 11h. Serão oferecidos, de forma gratuita, exames preventivos contra os cânceres de mama e de colo uterino. Já no domingo todo o atendimento é voltado aos homens. Entre as 7h e 11h serão realizados exames preventivos contra o câncer de próstata.


Vale destacar que para garantir o atendimento, é preciso levar documentos pessoais e também o cartão do SUS.


"Nós queremos reforçar o convite, tanto para as mulheres, como também para os homens, para que aproveitem essa oportunidade e façam seus exames preventivos. Esta é uma das principais missões da ASSDACO, realizar ações preventivas, pois o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento contra qualquer tipo de câncer", destacou a presidente da Associação Assistencial, Vera Travain Bianchini.


Na ação deste ano, a Prefeitura Municipal de Cacoal vai disponibilizar um ônibus para o transporte de homens e mulheres da area rural que queiram participar desta ação preventiva. O Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural também tem sido um grande parceiro, possibilitando a realização de exames preventivos de colo uterino. A ação em Cacoal conta ainda o apoio do Clube das Romãs, Laboratório CID, das Ligas Acadêmicas de Enfermagem, Lauem, Laeti e Lagon, da faculdade Fanorte, do Centro Educacional Multiensino (CEME), da Casa de Apoio e do Núcleo de Oncologia.


 

INFORMAÇÕES E CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA PARTICIPAR DO COMBONI ROSA E COMBONI AZUL

 

– Para os homens:

  • Não andar a cavalo ou de bicicleta nas 24 horas antecedentes ao exame;

O exame é aconselhado para homens, a partir dos 45 anos, com fatores de risco e homens, a partir dos 50 anos, mesmo sem fatores de risco.

 

– Mulheres:

  • Preventivo de mama

Para as mulheres a partir dos 40 anos;

Serão encaminhadas para fazer a mamografia e a ultra-som se tiver nódulo;

Caso tenha nódulos com idade abaixo dos 40 anos, será realizado somente a ultra-som;

 

  • Preventivo do colo uterino:

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame.

É preciso evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.

 (Giliane Perin p/ ASSDACO)


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem