Atletas do Talentos do Futuro passam por testes de aptidão física

 

Avaliações médicas e testes fazem parte da preparação para a Copa Zico de Futebol

Porto Velho, RO - Até a sexta-feira (18), crianças e adolescentes do Programa Talentos do Futuro vão passar por avaliações médicas em Porto Velho, durante testes de aptidão física que fazem parte da preparação para a Copa Zico de Futebol, que será realizada de 30 de novembro a 14 de dezembro.

Na capital rondoniense, os testes que iniciaram na quarta-feira (16), acontecem no ginásio de esportes Eduardo Lima e Silva (Dudu), na zona Sul, e nas unidades de saúde dos bairros Socialista e Esperança da Comunidade (zona Leste), além da unidade do Nacional, região Norte da cidade.

O professor Marcus Arturo, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes) é quem coordena as avaliações no Ginásio Dudu. Ele disse que se trata de um teste completo, com exame antropométrico (altura e peso), aferição da pressão arterial, do índice de glicemia e acompanhamento médico para saber se o atleta está em condição de suportar o ritmo dos jogos.

Resultado será anexado à documentação de cada atleta para formalizar inscrição

“Esse teste de aptidão física é obrigatório para participar da Copa Zico. Nós precisamos saber se as crianças estão em condições físicas apropriadas para suportar um sistema de jogo bastante corrido, com manhãs e tardes de muito calor”, explicou.

Ele ainda acrescentou que o resultado da avaliação será anexado ao restante da documentação de cada atleta para formalizar a inscrição para o campeonato de futebol.

PARCERIA

Todo trabalho está sendo realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) que disponibilizou equipes de profissionais para atender em todos os pontos de avaliações na capital e nos distritos da BR e baixo Madeira.

A coordenadora do Programa Hiperdia da Semusa, Soraya Dalboni, destacou a parceria com a Semes na avaliação dos atletas. Além de médicos, disse que o município disponibiliza exames de eletrocardiograma a quem necessitar, o que proporciona mais segurança e tranquilidade aos pais.

Ademar, pai de atleta, elogiou organizadores pelo cuidado com a saúde dos garotos

“Em caso de alguma alteração nos exames, o próprio médico vai encaminhar a criança para avaliação específica nas nossas unidades de saúde. Caso seja necessário, as que apresentaram intercorrência continuarão sendo acompanhadas nas nossas unidades de saúde”, completou.

SAÚDE E ESPORTE

Pai do atleta Arthur Souza, de 12 anos, que também faz parte do Talentos do Futuro, Ademar José Martins disse que a expectativa em relação a Copa Zico é muito grande e elogiou os organizadores, especialmente pelo cuidado com a saúde dos garotos.

“É a primeira vez que a gente vê uma organização dessa, as crianças sendo avaliadas por uma equipe médica. Desse jeito as crianças estarão aptas para praticar o esporte, cuidando da saúde, que é o que a gente espera, esporte e saúde andando juntos. Isso é muito importante”, comentou.

HORÁRIOS

Os testes estão sendo realizados pela manhã e à tarde, das 8h às 12h e das 14h às 18h no Ginásio Dudu, na av. Jatuarana com rua Luiz Schulze, bairro Cohab, zona Sul; na Unidade de Saúde Ernandes Índio, na av. Mamoré, nº 5002, bairro Esperança da Comunidade, zona Leste; Unidade de Saúde Socialista, à rua Mané Garrincha, também na zona Leste e Unidade de Saúde Ronaldo Aragão, na Estrada do Belmont, nº 2044, bairro Nacional, zona Norte de Porto Velho.

A Copa Zico é uma iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, coordenada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes). Ao todo, 896 alunos matriculados no Programa Talentos do Futuro vão participar da competição.



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem