Oficina de Saúde da Pessoa Idosa acontece em Porto Velho

Oficina de Saúde da Pessoa Idosa acontece em Porto Velho

Capacitação discute envelhecimento saudável e avaliação multidimensional

Porto Velho, RO - Com o objetivo de qualificar e organizar a prática assistencial dos profissionais de saúde, a Prefeitura de Porto Velho promove nesta quinta-feira e sexta-feira (13 e 14) a “Oficina de Saúde da Pessoa Idosa”, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero).

O tema da oficina é “O cuidado interprofissional em saúde no envelhecimento saudável”, que será desenvolvido em quatro momentos. A capacitação tem como público-alvo médicos, enfermeiros e odontólogos que aprenderão sobre o uso da Caderneta da Pessoa Idosa e como realizar a avaliação multidimensional de idosos.

“Nesse ponto específico da avaliação, esses profissionais vão aprender mais sobre a eventual incapacidade funcional dos idosos para atividades básicas do dia a dia, como a higiene, a alimentação, mobilidade, entre outros. Além disso, tratar sobre a importância da avaliação multidimensional psicológica, clínica e funcional”, explica Cleide Silva Davy, subgerente do Núcleo de Saúde da Pessoa Idosa, do Departamento de Atenção Básica (DAB).

A capacitação acontece em quatro momentos para contemplar todos os profissionais de saúde do município sem comprometer o atendimento nas unidades. O evento também conta com o apoio de residentes da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

“Essa é uma capacitação inédita no município que busca qualificar os profissionais para o uso da caderneta e, assim, saber em que estágio está a saúde do idoso e como ajudar a manter ou recuperar a saúde desse idoso. Precisamos tratar disso já na porta de entrada do SUS, que é atenção primária, garantindo um envelhecimento saudável ao paciente”, explica a subgerente.

O evento acontece no auditório do Cremero, localizado na avenida Imigrantes, 3414, bairro Liberdade, das 7h às 18h.

A programação completa pode ser conferida aqui.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem