O dia 22 de outubro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 22 de outubro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

Whatsapp 69 99910 8325

BOM DIA sábado, 22 de OUTUBRO

HOJE É

Dia da Praça, Dia Internacional de Atenção à Gagueira, Dia Internacional do Radioamador, Dia do Enólogo, Dia do Paraquedista, Dia do Protesto Mundial Contra o Uso do Eletrochoque, 

Católicos celebram São João Paulo II, Santas Nunilo e Alódia, São Marcos de Jerusalém, São Teodoreto de Antioquia,  Santa Salomé (também pelas igrejas Ortodoxa e Luterana)  Ortodoxos Sírios celebram  Arão, o Ilustre.

RONDÔNIA

1988 – O Procurador-Geral de Justiça do MP-RO, Hibrahimar Andrade, anuncia a criação de três Curadorias no órgão, nas áreas de Assistência à Comunidade; Defesa do Consumidor e Defesa Social, essa para tratar de meio-ambiente, história, patrimônio e cultura. (Alto Madeira, 22.10.1988). 

BRASIL

1954 — Morre o escritor Oswald de Andrade, um dos nomes da Semana de Arte Moderna de 1922 (n. 1890). 

Em 1912 — Início da Guerra do Contestado.  

2006 — Felipe Massa encerra o jejum de 13 anos sem vitória de um piloto brasileiro no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula-1.

MUNDO

451 — Adotado o Credo calcedoniano, relativo à natureza divina e humana de Jesus.

1797- O francês André-Jacques constrói o 1º paraquedas e com ele salta de um balão a 914 m de altura. 

1966 — The Supremes se tornou a 1ª banda formada só por mulheres a atingir o topo na lista de discos mais vendidos. 1975- É enviada à Terra, captada por uma nave espacial russa, a foto do solo do planeta Vênus.

FOTO DO DIA

Década de 1980, Na fonte em frente ao Palácio Presidente Vargas, atual Museu do Estado de Rondônia, crianças brincam na fonte que, à noite, ficava toda iluminada, fazendo o espetáculo, principalmente para elas. 

A fonte luminosa era um dos atrativos turísticos de Porto Velho, mas poucos anos depois foi esquecida, e em muitas noites transformada em local de marginais. Em frente à fonte, o obelisco com o qual a comunidade de Porto Velho homenageou o centenário da Independência, em 1922. 

Naquela área, onde além do obelisco e da fonte também foram construídos o Palácio Presidente Vargas, o prédio da atual Unir Centro e o Mercado Público, agora Mercado Cultural. (F. Acervo Márcio Buarque e colorizada por Luís Claro).

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem