Idade avançada é principal fator de mortalidade por covid-19

Idade avançada é principal fator de mortalidade por covid-19

Conclusão é de estudo divulgado por cientistas espanhois

Porto Velho, RO - A idade é o principal fator de risco de mortalidade com covid-19, segundo estudo realizado na Espanha em que foram analisados dados de mais de 1.200 doentes com média de idade de 65 anos.

O estudo foi realizado com uma amostra de 1.246 pacientes e está publicado no Open Respiratory Archives, a revista científica da Sociedade Espanhola de Pneumologia e Cirurgia Torácica (Separ).

A pneumologista Irene Nieto, integrante da instituição e primeira autora do estudo, explicou que o objetivo foi identificar os fatores que podem prever pacientes com risco mais elevado de morrer por covid.

Segundo ela, o nível de risco dos doentes com covid-19, que pode se manifestar de forma leve, moderada ou severa, é essencial para encaminhar os doentes a cuidados mais apropriados em função de sua evolução e gravidade, tais como unidades de cuidados respiratórios.

Depois de recolher todos os dados médicos dos pacientes e analisar, os pesquisadores descobriram que 168 pacientes, 13% do total da amostra, morreram durante a admissão hospitalar e que a maioria das mortes foi de adultos mais velhos.

O estudo conclui que a idade mais avançada é o principal fator de mortalidade em doentes infectados por covid, embora o impacto dos reagentes (proteínas que aumentam ou diminuem durante a fase aguda da infecção) e o tipo de células do sangue sejam também fatores relevantes.

Irene Nieto destacou que "as descobertas podem ser muito úteis para supervisionar pacientes com covid-19 na prática clínica e dirigi-los aos cuidados mais apropriados".

Os autores do estudo destacam que "modelos de aprendizagem automática de última geração podem proporcionar novos conhecimentos clínicos, uma vez que são capazes de detectar interações de ordem mais elevada entre as variáveis, nunca antes vistas".

Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem