Candidato ao Oscar da Ucrânia estreia em Kiev

Candidato ao Oscar da Ucrânia estreia em Kiev

Filme foi exibido apesar do temor de apagões

Porto Velho, RO - O filme candidato da Ucrânia para o Oscar do ano que vem, um drama sobre uma família que vive em uma vila ocupada no leste ucraniano, estreou em um cinema lotado de Kiev, apesar dos temores de cortes de energia e sirenes enquanto a invasão russa chega ao seu nono mês.

Muitos militares ucranianos uniformizados estavam entre os cerca de 400 espectadores na exibição de Klondike - A Guerra na Ucrânia, que conta a história de Ira, uma ucraniana grávida que se recusa a fugir de sua vila quando o local é capturado por separatistas armados apoiados pela Rússia em 2014.

O parceiro de Ira, Tolik, sofre pressão de amigos para se juntar aos separatistas, ao mesmo tempo em que o irmão dela é fortemente pró-Ucrânia.

A diretora ucraniana Maryna Er Gorbach disse que seu filme visa mostrar como as pessoas comuns tentam continuar vivendo mesmo em meio à catástrofe e como estão divididas entre o amor ao lar e o desejo de serem livres e seguras.

"Durante os 100 minutos da sessão eu tive que ficar de olho nas notícias em caso de sirenes de ataque aéreo. Não houve nenhuma, então estou muito feliz", disse ela à Reuters.

Comentando sobre o tema de seu filme, ela afirmou que muitos espectadores estrangeiros a contataram para dizer que não sabiam que os combates já haviam eclodido na Ucrânia em 2014, oito anos antes de a Rússia lançar sua invasão em grande escala em 24 de fevereiro.

"Agora o mundo está querendo saber o que está acontecendo na Ucrânia", disse Gorbach, acrescentando que seu filme não tenta tomar partidos políticos, mas recontar uma tragédia humana complexa.

O filme será lançado na Ucrânia na próxima semana.

Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem