Workshop de terrário aborda funcionamento do ecossistema terrestre

Workshop de terrário aborda funcionamento do ecossistema terrestre

Atividade faz parte da programação da Semana da Árvore em Porto Velho

Porto Velho, RO
- O Parque Natural Raimundo Paraguassu, em Porto Velho, foi sede de um workshop de terrário desenvolvido pela Prefeitura, no sábado (17). A atividade faz parte da programação especial da Semana da Árvore do município e reuniu cerca de 30 participantes para aprenderem de forma simples e interativa o funcionamento do ecossistema terrestre.

O workshop foi organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), com turmas às 9h e às 11h. Duas turmas de 15 pessoas, entre crianças e adultos, participaram do curso que abordou os temas fotossíntese, ciclo da água e ciclo do carbono de forma didática, ministrado por biólogas da Sema.

"Eu já tinha visto sobre terrário na internet e fiquei muito interessada em como esse ecossistema em miniatura vive por tanto tempo. Logo quando vi que teria o workshop no Parque Natural, eu me inscrevi pra trazer o meu filho, pra ele ter essa experiência de educação ambiental. Mas confesso que a minha empolgação em participar era maior que a dele", disse Meiriane Farias.

A bióloga Juliana Infante fala sobre a importância da preservação ambiental

Durante a atividade, os participantes manuseavam um pote de vidro, onde era montado o ecossistema. Pedras, areias, terra adubada, plantas, musgos e carvão faziam parte da lista de materiais de produção, que foram doados ao projeto por instituições de meio ambiente do estado.

"Estamos dando início a semana da árvore desenvolvendo uma atividade de educação ambiental para desenvolver o nosso ecossistema e levar para dentro da nossa casa. Dessa forma é possível mostrar às pessoas a importância de preservar a natureza, apresentando como tudo funciona de forma didática", declarou a Juliana Infante, bióloga da Sema.

A programação da Semana da Árvore conta ainda com duas atividades de palestras e plantio simbólico com alunos da Escola Municipal Jesus de Nazaré.

CONFIRA:

20/09 – Palestra e vivência
Local: Parque Natural (auditório)
Horário: 08h
Escola: Jesus de Nazaré
Palestra: Permacultura e Agrofloresta – Prof Luana Lopes
Palestra: Recuperação de nascentes – Prof Marcelo (COSBRAM)

21/09 – Dia da Árvore
Local: Parque Jardim das Mangueiras
Horário: 8h
Escola: Jesus de Nazaré
Plantio simbólico e atividades de Educação Ambiental

PARQUE NATURAL

Além das atividades da semana da árvore, o Parque Natural Raimundo Paraguassu também oferece atividades de lazer como playgrounds, escalada, tirolesa, mesas para piquenique e trilhas. Além disso, o Museu do Acervo Biológico de Porto Velho, que fica nas dependências do Parque Natural, estão expostas peças importantes da fauna, flora, minerais e fósseis da região amazônica.

O museu e o parque funcionam de terça a domingo, das 8h às 17h, sem taxa de entrada. A localização do Parque Natural fica na avenida Chiquilito Erse, quilômetro 13, na capital.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem