Porto Velho está em 1º lugar entre as capitais na produção de gado no Brasil

Porto Velho está em 1º lugar entre as capitais na produção de gado no Brasil

 

Pesquisa do IBGE aponta município com 1,5 milhão de animais

Porto Velho, RO 
- O município de Porto Velho se consolida cada vez mais na bovinocultura, fato que contribui decisivamente para fortalecer ainda mais a economia local.

Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) referente aos números de 2021, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que o município possui mais de 1,5 milhão de cabeças de gado.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), Gustavo Serbino, os números deixam o município como o 4º maior produtor de gado do Brasil. Entre as capitais a situação é melhor ainda, já que Porto Velho fica em 1º lugar.

“A bovinocultura é de suma importância para a economia, tanto no estado de Rondônia quanto para o município de Porto Velho”, afirmou, referindo-se à produção de carne (gado de corte) e à produção de leite e seus derivados.

PROGRAMAS

O secretário informou que a Prefeitura, por meio da Semagric, tem dado importante apoio à bovinocultura dentro da agricultura familiar, onde o destaque maior é a produção de leite. “A gente conta com assistência técnica de agrônomos. Também tem o trabalho de gradagem de áreas para implantação de pastos”, informou.

Serbino também falou sobre o lançamento do projeto PVHTEC Leite, realizado este ano, e que se encontra em fase de implantação. “Esse projeto prevê a melhora genética do gado leiteiro por meio de inseminação artificial e transferência de embrião”, disse.

PARCERIA

Orçado em meio milhão de reais, o projeto PVHTEC Leite é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO). Metade desse valor é custeado com recursos próprios do município e a outra metade arcada pelo Sebrae.

“O projeto ainda está na fase de análise documental dos produtores para iniciar os procedimentos de inseminação artificial e transferência de embrião”, frisou o secretário da Semagric.

SIM

Serbino ainda falou de outro benefício da atual gestão para a pecuária de corte, que é a inspeção municipal dos frigoríficos cadastrados pelo município, que gera segurança alimentar para quem adquire os produtos com o Selo de Inspeção Municipal (SIM).


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem